segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tá na moda: EDUCAÇÃO !

A person who is nice to you but rude to the waiter, or to others, is not a nice person. (This rule never fails). 




Hoje resolvi escrever sobre um tema que considero crucial: educação.

Estava conversando agora sobre isso com uma das minhas melhores amigas, quando estávamos voltando de uma viagem. Esse meu post está direcionado para todo mundo: tanto homens quanto mulheres, tanto pessoas mais novas quanto mais velhas, ou seja, acho que todo mundo deveria ler.

Resolvi escrever sobre a importância da educação aqui no blog devido a diversas demonstrações de FALTA de educação que eu venho observando há tanto tempo. Vou demonstrar aqui um pouco da educação que eu tive e sobre os meus valores, e o que eu considero correto. Mas antes de tudo, acho importante ressaltar que tudo que eu escrevo aqui é só a minha opinião. Muitos podem concordar como outros não. O Hunt Hunt é democrático e aceitará tanto as criticas quando os elogios (que são tão bem vindos por todas vcs).

Enfim, educação. Quero que vc, que tirou uns minutos para ler o que eu estou escrevendo, faça uma pergunta para vc mesmo: "eu sou uma pessoa educada?"

A educação independe de onde vc mora, da sua situação financeira, de qual é o seu sobrenome e de onde vc estudou. A sua educação não depende nem dos seus pais na verdade, por que coitados, eles podem ter te ensinado tudo muito bem, mas vc ainda pode ser uma spoiled bitch ou um completo jackass.

Falo isso por que todos que me conhecem bem sabem que meus amigos são das mais variadas tribos: tenho amigos que tem uma situação financeira muito confortável, e tenho amigas que não tem dinheiro nem para pagar sua própria conta do celular ou fazer a mão pq o mês ficou apertado. Amigas que se sustentam, pagam até a própria cirurgia, e não sabem nem o que é o significado de mesada.

Não acho que sua situação financeira faça de vc uma pessoa mais ou menos educada, isso que eu quero provar. Eu quero só alertar as pessoas, através desta matéria, sobre a própria atitude delas.

Se vc for mulher, desconfie de quem pague tudo para vc. Isso com certeza não é sinonimo de educação. As duas coisas não vem juntas: dinheiro e educação. Já conheci pessoas educadissimas que não achavam certo pagar, e nem por isso eram mal educadas. Já conheci homens que insistiam em pagar tudo, que fosse uma bala, mas eram extremamente grosseiros com empregados, tratavam mal a mãe... Enfim, um horror. Então que fique claro: pagar não quer dizer absolutamente nada.

Antes de tudo, vamos dizer que vc está lendo isso aqui e vc se considera uma pessoa educada.
Vou te fazer uma perguntas.

1. Vamos dizer que vc está na faculdade e vc encontra uma amiga, que vc adora. Mas ela está com uma menina que vc nunca viu na vida, que usa um óculos fundo de garrafa e deve ter uns 7 graus de miopia, tem um cabelo oleoso e um aspecto de suja, e está, no seu ponto de vista, mal vestida.  Vc cumprimenta SÓ a sua amiga ou mesmo não conhecendo a outra pessoa, mesmo não se identificando com ela, vc também dá um sorriso e diz um "oi"? Vc trata todo mundo igual, mesmo que não tenha interesse nenhum em ser amiga daquela pessoa? Mesmo que ela não possa lhe oferecer nada em troca?

Conheço várias pessoas, pelo menos aqui no Rio, que não. Que ao encontrar alguém que conhecem, podem até fazer uma festa e podem ser um AMOR, mas ignoram a pessoa do lado. 
Se vc faz isso, vc é mal educado/a.

2. Você vai para a casa de uma amiga ou amigo e conhece os pais dele ou dela. Você diz "Oi, sou a Fulana, boa noite, tudo bem?"; vc olha no olho de pessoas que são mais velhas que vc? Se estiver sentando em um sofá, vc levanta para cumprimentar os mais velhos ?
Se vc não faz isso, novamente, vc é mal educado.

3. Agora uma situação que DE FATO aconteceu na minha mesa, no Sushi Leblon, há um tempinho atrás. Vamos dizer que vc pediu um tartar de atum e resolveu temperar seu prato com meio litro de shoyu (assim que fica bom né?). Vc derramou shoyu por todos os lados e tem um pouco até no chão. Ao terminar, o garçom vem retirar o seu prato mas escorrega no próprio shoyu que VC derramou e acaba derramando o prato inteiro de shoyu na sua cabeça. Vc vira um shoyu humano. Sua camisa social que era branca agora vira marrom. Vc destrata o garçom? Manda ele para aquele lugar e diz que nunca mais voltará lá? Ou vc RI da situação e diz que tudo bem, não foi culpa dele? Que vc sabe que foi sem querer?
Se vc riu, como foi o caso que eu vi, vc não só tem MUITA educação, como vc tem a humildade de não tratar as pessoas que estão te servindo de uma maneira grosseira.

4. Vc sabe o nome do graçom daquele restaurante que vc sempre vai, TODA semana?
Eu pessoalmente sei o nome de praticamente todos os graçons do Sushi Leblon. O meu favorito é o Ziro. Sempre brincamos com ele, abraçamos ele quando entramos no Sushi, e somos recebidos ate com beijo na bocheca! Sempre sou MUITO bem atendida!

5. Quando vc vai se hospedar na casa de alguém, vc tem a preocupação de deixar as suas coisas arrumadas? Vc olha no olho e dá bom dia para a empregada? Diz "obrigado?" Alias, vc sabe o dia do aniversário da sua empregada?! Nem daquela que esta há anos na sua casa?!
Se não faz isso, de novo, vc não tem educação.

6. Vc aceita criticas da mesma maneira que aceita elogios: com um sorriso e bom humor?

7. Vc sempre agradece quando alguém sai do caminho para fazer algo por vc?

8. Vc se preocupa em ajudar a sua mãe?

9. Vc respeita o seu pai?

10. Quando está irritado, com um professor ou um atendente do banco, de repente uma pessoa mais humilde, que seja até uma pessoa fazendo telemarketing pelo telefone, vc é grosseiro?


Enfim, essas só são algumas das mil perguntas que eu poderia fazer. Quero só dizer que de todas pessoas que eu conheço, me decepciono muito ao dizer agora que pouquissimas são bem educadas. Ironicamente, até as que tem uma condição financeira melhor são as mais mal educadas. As que fazem os empregados de escravos, as que não cumprimentam outras pessoas, as que dão escândalos em portas de boates e restaurantes dizendo "VC SABE QUEM EU SOU"?

Enfim, era isso que eu queria falar sobre educação. Vc pode até ser uma lady e saber comer com 6 tipos de talheres diferentes, ter feito ballet a vida inteira, ter feito até aulas de etiqueta. Mas vc nunca será bem educada ou educado se vc não tratar as as pessoas bem. Se vc não for humilde.

E se vc começar a reparar o QUANTO isto é importante, uma coisa eu te prometo: TUDO vai começar a dar certo para vc

Um dia desses estava perdida e mt atrasada para uma prova, que se eu perdesse o horário eu seria reprovada automaticamente. Entrei no elevador de novo e a acessorista me disse: "Fique calma, eu lembro de vc, vc foi a única pessoa que me cumprimentou hj e me deu um sorriso lindo." E ela já sabia o meu andar e eu não perdi a minha prova POR CAUSA DELA.

Quando eu vou em uma loja de sucos no Leblon, que eu vou quase toda semana, o caixa já ate sabe o que eu vou pedir... Ele já fala "salada de atum e suco de goiaba, né Fernanda?" ahahaha. Simplesmente pq ele se lembra de mim pq trato ele bem também.

Enfim, a pessoa educada não é a pessoa que trata as pessoas que interessam para ela e as pessoas que são importantes BEM. Eh a pessoa que trata do trocador de onibus ao presidente da empresa com o mesmo carinho, com a mesma atenção.

Isso que eu mais percebi enquanto eu trabalhava em um escritório grande: o carinho que as pessoas te retribuem por coisas tão pequenas que vc faz. Só pela sua atitude. Tive pessoas mt humildes se juntando até para fazer festinha de aniversário para mim. Até hoje guardo o cartão GIGANTE que todos escreveram para mim!

Todos somos pessoas, todos somos iguais. Trate todo mundo bem SEMPRE. Não importa a idade que eles tenham, daonde eles vem, qual cargo eles ocupam, aonde eles moram e nem da orientação sexual deles. NADA. Trate todo mundo bem e vc só recebera amor e coisas boas de volta.

Don't ever lose your sense of humor. 

Have fun at what you do. It will be reflected in you work. No one likes a grump except another grump! 

You remember 1/3 of what you read, 1/2 of what people tell you, but 100% of what you feel. 



All I ever needed to know I learned in Kindergarten:


Share everything.

Play fair.

Don't hit people.

Put things back where you found them.

Clean up your own mess.

Don't take things that aren't yours.

Say you're sorry when you hurt somebody.

Wash your hands before you eat.

Flush.

Warm cookies and cold milk are good for you.

Live a balanced life - learn some and think some
and draw and paint and sing and dance and play
and work every day some.

Take a nap every afternoon.

When you go out into the world, watch out for traffic,
hold hands, and stick together.

Be aware of wonder.
Remember the little seed in the styrofoam cup:
The roots go down and the plant goes up and nobody
really knows how or why, but we are all like that.

Goldfish and hamsters and white mice and even
the little seed in the Styrofoam cup - they all die.
So do we. 




XX,
nanda

11 comentários:

  1. nossa nanda , eu amei esse seu post .. as pessoas hoje em dia estão muito mal educadas , aqui no meu prédio mesmo algumas pessoas nem respondem ao meu bom dia e eu tenho amigas de todas as classes e eu sempre reparo que as mais ricas são as mais mal educadas . eu sempre me lembro da ana , uma irmã do salão do reino que uma vez me disse que não falava comigo porque o pessoal não gosta de falar com empregada , e eu na hora disse que eu falava com todo mundo , aqui no prédio até quem não me responde eu falo , faço algum comentário sobre o tempo , seguro a porta do elevador .ajudar os idosos atravessar a rua. são tantos exemplos , cada dia me identifico mais com você e me acho suuuper parecida , a unica coisa que você postou que eu nao gostei foi a pele , porque eu já fui vegetariana , mas eu respeito ! parabéns por ser assim !

    ResponderExcluir
  2. thanks pelo comentario! tb acho MUITO importante. Tive uma necessidade incontrolavel hj de escrever sobre isso. Sei que o assunto da pele eh polemico, mas respeito a opiniao de cada um. Dos dois lados! tks por tudo, bjssss

    ResponderExcluir
  3. Ual!! Gostei desse seu texto, vão fazer que as pessoas reflitão melhor, se tem ou não educação.
    Também gosto de chamar todo mundo pelo nome, acho que além de ser educada vc pode ser gentil tbm.
    bj

    ResponderExcluir
  4. Fernanda,
    Não te conheço mas temos amigas em comum e sempre escuto coisas boas de vc! Adoro seu blog, acho muito legal vc expor sua opinião e sempre de uma maneira muito positiva. Nunca tinha comentado mas queria falar que achei esse post muito legal e muito importante, tem certas pessoas que precisam realmente de um wake up call pra perceberem que todo mundo é igual e merece o mesmo tratamento e respeito! Adorei! Parabéns pelo blog!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que post lindo, Fernanda!
    Sério, fiquei emocionada!
    Achei muito interessante o seu ponto de vista, ainda mais na parte na qual você fala da acessorista. Parabéns, poucas pessoas são como você.
    Eu acho que vale acrescentar a todos que leram o psot e o blog que a educação é formada de pequenas coisas, como um simples sorriso para o trocador do ônibus. Não é simplesmente falar obrigada e com licença.
    Adorei, de verdade, Fernanda!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei encantada também: foi uma auto-reflexão.
    Destaco o diferencial entre ser polido e ser educado; ser bem instruído e ter poder aquisitivo e ser humilde.
    Inteligência emocional, educação, de fato, é não distinguir pessoas e oferecer o melhor de si a cada uma em qualquer que seja a situação: seja nos casos de elevador - colocados pela Fernanda ou pela Talita - a uma comitiva presidencial.
    Como segurar os talheres a gente aprende, basta atenção e costume. Como tratar bem o mundo ao seu redor e notar que ele te retribui em bondade - e isso, sim, é surreal! - é um dom.
    Parabéns pelo post. Você se superou.

    ResponderExcluir
  7. Muito importante o post! As pessoas hj em dia se esquecem disso, algo primordial.
    Porque pra mim chic é ser educada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Parabéns por este post...isso faz muita falta!

    ResponderExcluir
  9. Fe, eu AMEI esse post! Não ter educação é uma coisa mto feia. Todo mundo erra, ninguém é perfeito mas eu considero essencial aprender com os nossos erros e tentar melhorar cada dia mais. Aquela situação da "menina esquisita e desconhecida' é MTO comum! Acho absurdamente grosseiro nem dar um "oi, como vai?"!
    Uma outra coisa que eu considero e MTO nas minhas amizades é o grau de atenção que a pessoa emprega numa conversa. Qdo a pessoa olha pra vc e considera o que vc está falando, ela está demonstrando que se importa de verdade com vc e com a sua conversa. Acho mto bacana mesmo esse ato ( q hj em dia parece pequeno) e que só pessoas realmente educadas fazem.
    Bjsss
    Le

    ResponderExcluir
  10. Mandei esse post pra todas as minhas amigas por inbox. Todas amaram!

    ResponderExcluir