sábado, 21 de maio de 2011

Para quem gosta de arte: os meus TOP 5

Gente, vários me pediram também para eu falar mais sobre expos, arte, os quadros e artistas que eu mais gosto. Eu sei que muitas entram no Hunt Hunt para ver mais posts sobre moda, mas como expliquei no inicio, esse blog não é sobre moda (exclusivamente) e sim sobre comportamento. Busco, na verdade, escrever sobre meus gostos pessoais e lugares, programas, coisas para comprar que eu pessoalmente indico. Por isso, sei que esse post vai agradar o meu publico "B"! :) Espero que gostem!

Desde muito nova, eu fui apaixonada por arte. Até hoje a minha avó May tem um quarto inteiro com varias "obras de arte" (piada né gente) da minha autoria. Desde que eu tenho 5 anos, ela enquadra coisas que eu desenhava e pintava. Tem quadros até no banheiro na casa dela, para vcs terem uma idéia! Minha avó é a pessoa mais culta e inteligente que já conheci na minha vida, a casa dela é um verdadeiro museu com quadros para todos os gostos - de artistas mais modernos a arte mais clássica. Ela tem um olho e um bom gosto incomparável, tanto que já descobriram que ela tinha um quadro de um pintor famoso, da melhor fase dele, e uma pessoa ficou fazendo lances até conseguir comprar dela. Ela sempre mostra o pregadorzinho vazio no lugar onde ficava o quadro amado dela ahahah.

Enfim, não só por causa dela, mas muito também pelo fato de eu ter estudado na Escola Americana, eu sempre AMEI arte. A EARJ é uma escola que sempre introduziu todo o tipo de cultura para os seus alunos. Recomendo SEMPRE a todas as mães que estão na duvida de onde colocar os seus filhos, a escolher a EARJ! Tenho amigos que hoje são fotógrafos, outros que ganharam uma bolsa para jogar futebol nos EUA, outros que são atores, como a Cleo, que era da minha sala... Fora que vários ex alunos foram pra Harvard, Stanford, Yale e por ai vai. Tenho muito orgulho de ter estudado na minha escola e recomendo MUITO!!!!! A formação que eu tive e os valores que me passaram foram incríveis! Mas depois eu faço um post especificamente sobre isso.

Voltando a arte, quando eu era freshman da EA, eu fui fazer um intercâmbio em uma escola interna na Suiça, chamada Leysin American School of Switzerland (maravilhosa tb!). La, fiz algumas matérias I.B. (International Baccalauraete Diploma), para quem não sabe, as matérias que são I.B. são mais difíceis e em um nível advanced, que exigem muito além das matérias da grade normal da escola. É importante fazer I.B. por que esse diploma é bastante reconhecido por universidades estrangeiras. Enfim, eu fiz I.B. de art, de math, e de english literature quando eu estava em LAS.

O de art me fez gostar ainda mais de arte e introduziu mais cultura a minha vida.

Nesse post, selecionei alguns do artistas que eu mais gosto e sonho em ter quadros (sonho muito distante, por que são uma FORTUNA), e tentei fugir do óbvio (tipo Beatriz Milhazes, Andy Warhol, Monet, Picasso etc) por que tem uns que nem quem gosta de arte já sabe né?


Sei que para alguns estes abaixo TAMBÉM serão óbvios ahahahaha, mas aqui vai a minha seleção de "I LOVE..."

1. Adriana Varejão


A Adriana, para mim, é uma das TOPS artistas brasileiras atualmente. Quem gosta muito de arte moderna, com certeza já ouviu falar dela. Com exposições em Paris, São Paulo e por vários outros lugares do mundo, um "quadrinho" dela estava em torno de US$ 110 mil. Há cinco anos atrás. Ou seja, imagina o que estão custando hoje! Vc pode já ter visto as famosas saunas dela, que tem um efeito de profundidade impressionante, nas coleções e nos museus Tate Modern, Guggenheim, Fundaçao Cartier, Gilberto Chateaubriand, entre vários outros. Eu fui em uma festa há um tempo atrás, no Leblon, no apartamento de um casal jovem apaixonado por arte moderna. Quando chego na festa, a primeira coisa que eu me deparo é um quadro IMENSO de uma das saunas da Adriana. Do lado oposto, um dos quadros mais bonitos da Beatriz Milhazes. No escritório, um quadro maravilhoso dos OsGemeos. Nunca vi nada igual! Surreal!

Uma seleçao de somente alguns dos quadros maravilhosos da Adriana Varejão:





Uma brincadeira de fotos a la Varejão:





Esse museu, em formato de cubo fica em Inhotim e tem uma "Galeria Adriana Varejão" que quem já teve o prazer de visitar diz que é MARAVILHOSA! Estou LOUCA para ir la! A Alexia Mayer, amiga minha, foi com um grupo de casais para Inhotim há um tempo atrás e amou! A inauguração do museu foi em 2004 mas só em 2008 que ele começou a receber muitas visitas.

2. Francesco Clemente


Eu tive uma fase na qual eu era tão obcecada pelos quadros do Francesco Clemente, que eu fiz uma pesquisa intensa de todas as principais galerias que vendiam a obra dele pelo mundo, e comecei a mandar emails perguntando se eles tinham os quadros que eu queria e quanto que eles custavam. Só para eu saber, e um dia quem sabe economizar todo o meu salário e pudesse finalmente comprar um quadro dele. ahahaha. Meu sonho será muito difícil de ser realizado, infelizmente, pq os quadros dele também são MUITOOOO caros. 


O estilo que eu pessoalmente mais gosto do Clemente são os portraits que ele faz estilo "carão" como este quadro acima e este abaixo. Não sei por que mas me lembra a Ana Wintour. Algo que a gente encontraria na casa dela talvez? ahahahaha.


Esse quadro abaixo é visto em um dos meus filmes favoritos: Great Expectations (versão de 1998). Para quem não viu esse filme, pode alugar AGORA. Tenho certeza que ele vai te marcar muito como me marcou. O portrait abaixo é da Stella, que é interpretada pela Gwyneth Paltrow no filme, e é amor da vida do pintor Finn, que é interpretado pelo Ethan Hawke. O Finn vira um artista famoso e faz quadros IRADOS de pessoas que lhe marcaram, lugares etc. Mas de quem são os quadros de verdade? Do Francesco Clemente. Esse filme é maravilhoso gente, recomendo MUITO MUITO!


Uma coleção  de things from Great Expectations:

O portrait que o Finn (na verdade o Francesco Clemente) fez do Robert de Niro, que interpreta um fugitivo da prisão que o Finn ajuda a fugir, quando ele era pequeno.




Quadro que eu amo de outra fase do Clemente:





3. OsGemeos 

Esses todos devem conhecer. Os grafiteiros mais famosos do Brasil e que praticamente fizeram o grafite ser respeitado e considerado arte no Brasil. Eles já pintaram áreas externas de prédios e muros por vários lugares do mundo. Essas são as obras mais legais, as grandes e publicas, que todos podem apreciar. Mas os quadros deles também são INCRÍVEIS, and obviously, very very pricey.



Amei esse abaixo!!! Critica ao capitalismo? ahahah muito bom!


Sim, até chaminé eles pintam. Olha só que MÁXIMO:



4. Jean- Michel Basquiat

O Basquiat é também da era Warhol-Clemente, alias até teve a oportunidade de hang out com os dois, como vcs podem ver na ultima foto. O trabalho dele é mais forte, mais bruto - com certeza não agrada todos os gostos, mas eu AMO! Acho mega diferente e bem no estilo indie que eu adoro.




5. Mark Rothko

Sonho de consumo MÁXIMO ter um quadro do Mark Rothko. Foram os quadros que eu perdi mais tempo apreciando no MoMa a ultima vez que eu fui pra NY. Amo esses contrastes e jogo de luz que ele faz. Mas acho que vc só consegue apreciar de verdade se vc vê de perto, ao vivo. Ou seja, se tiver em NY, não deixe de ir no MoMa, meu museu favorito. Isso pode parecer uma dica óbvia para vários, mas nossa, conheço tanta gente que viaja e não quer "perder" um dia sequer indo para os museus pq tem "muita coisa para fazer". Gente visitar os museus é TOP PRIORITY. Nunca deixem de ir. Sempre vai ter  um estilo, um artista, um quadro que vc vai se identificar. Ainda recomendo um guided tour para vc realmente entender o que esta vendo. Fui pro Tate Modern ano passado com uma amigona minha que é muito culta, a Lu. Ela mora em Londres e é member do Tate. Foi incrível ir com alguém me explicou coisas sobre os quadros e os artistas que eu não sabia, e passei a ver tudo from a whole new perspective. Ou seja, não faça cooper pelo museu só pra dizer que vc foi. Se vc tem o privilégio de poder viajar (agradeça a Deus, pq TANTA gente não tem a sorte de estar viajando, como vc), aproveite para conhecer e entender as coisas melhor. Faça isso por vc :)


Meu favorito do Rothko. Lindo, lindo!




Andy Warhol, Basquiat e Francesco Clemente juntos!


Por ultimo, meu amigo Marquinhos me introduziu a um artista novo outro dia. Para quem gosta de grafite, vc precisa ver as obras do GAIS. Ele é o novo OsGemeos! Foi ele que pintou o muro do Zaza Bistro aqui no Rio. Pena que eu não consegui colocar fotos pq elas são protegidas no Flickr dele, mas segue o link para vcs conferirem:





Gostaram??? E ai, qual étimo o sonho de consumo de vcs???

XX,
Nanda

4 comentários:

  1. Gostei muito de ver um post sobre arte. Que blog de moda teria um post desses??? Interessantíssimo! Adorei a sua citação de Os Gêmeos. Eles tem um trabalho tão bom, que devia ser mais divulgado! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda

    Fiz 1 ano de historia da arte na UFRJ...adoro todos esses artistas...Eu sou mais ligadas no artistas internacionais, mas um nacional que eu descobri só na faculdade (tem uma linguagem totalmente diferente desses citados no post) que acho legal todos conhecerem, não só pelas obras, mas pela história dele, é o Leonilson. Procura no youtube uns videos, e no google umas obras dele...ele morreu muito novo, mas deixou um legado muito interessante, muito parecido com Arthur Bispo do Rosário.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gente que bom que gostaram :) tambem amo muito OsGemeos. Vc preciaa ver o trabalho do Gais entao, vai amar tambem.
    Nossa, que MAXIMO deve ter sido estudar historia da arte na UFRJ :) Vou dar uma olhada agoraaa no trabalho no Leonilson! Obrigada pela dica. Um beijoooo para as duas!

    ResponderExcluir
  4. Adoreiiiii o post, isso é que blog bom e eclético, parabéns! A chaminé é o máximo!
    Bjs
    Sara

    ahhh quero o post sobre a EARJ!

    ResponderExcluir