domingo, 26 de junho de 2011

A Vida do Estagiário de Direito

Quem teve a experiência de cursar uma faculdade tão desgastante como a Faculdade de Direito, ou ainda está cursando e  sofrendo a cada semestre que passa, de repente vai se identificar com este texto que eu vou escrever agora.

Como sabemos, a faculdade dura 5 anos, mas é comum que vc só consiga terminar em 6. Isso por que se vc cursar direito noturno, a grade já é distribuída em 5 anos e meio. 
Não, não adianta se iludir e achar que vc vai ser que nem aquele amigo do seu amigo que terminou em 4 anos e meio, e que é "tranquilo" fazer isso - vc não vai.

Ainda mais se trabalhar durante a faculdade. Ai mesmo que muito provavelmente serão 6 anos. No meio vc provavelmente se questionará e começará a falar para os amigos que não entende por que está estudando leis que ninguém cumpre. Que todo professor fala: "É assim na teoria, mas já na prática é outra historia..."



Reclamará que trabalha que nem um escravo para ganhar muitas vezes menos que um salário mínimo por mês. De repente vc surta, larga tudo e vai estudar arte durante 6 meses fora, se puder. 

De repente vc surta e larga tudo vai fazer faculdade de moda, e começa a sonhar em ter uma pequena loja e vender biquinis, isso sim deve ser felicidade e ter uma vida normal.

Mas ai vem o problema. Vc começa a pensar até nas coisas ruins que provém da vida de estudante de direito e começa a rir delas - começa lembrar de todos os anos na faculdade e de como vc amou aquela aula, aquela matéria... Vc se engana que é de fato FELIZ. Que gosta dessa loucura. Começa a pensar que não vale a pena jogar todos estes anos de estudo na privada e apertar a descarga. 

Não é possível, deve ter uma matéria que vc gosta, algo que vc se identifique, vc pensa. Vai dar certo. E com intuito de não "desperdiçar" estes prováveis 6 anos de faculdade, vc aguenta firme e continua. Vc acredita que algum dia irá de fato enriquecer com a profissão e lembra da sua professora de Direito Civil I dizendo que "Dinheiro não compra felicidade, mas é melhor chorar em Paris do que no Rio". E ri de novo.  

Se vc chegou a trancar a faculdade por 6 meses (acontece muito com os estudantes de direito) vc volta. Dessa vez mais dedicado, mais focado. Com gás total para trabalhar NO MELHOR ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA DA SUA CIDADE. Pena que todos alegam ser o melhor escritório de advocacia da sua cidade.

Isso por que não existe advogado mediano. Todos são OS MELHORES ADVOGADOS DO BRASIL, todos trabalham no MELHOR ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA DO BRASIL. Já conversou com um advogado? Tem um amigo, marido, melhor amigo ou amiga advogado/a? Eh sempre assim, vc sabe do que estou falando. Todos temos o maior ego do mundo. Sim sim, não estou me excluindo não.

Bom, vc é estudante de direito. Se mora no Rio e estuda em uma faculdade puxada, vc provavelmente já inventou que teve mononucleose todo semestre, já matou uns 5 parentes para ir a enterros inexistentes, e já esteve com umas 7 viroses por semestre para justificar as suas faltas. As únicas doenças que lhe restam para "alegar" e para cobrir as faltas são HIV ou câncer, mas essas vc não tem coragem por que ainda tem um pouco de escrúpulos. Ainda. Por que vc ainda é estagiário.


Vc acorda 6 e meia da manha, corre para aquela aula que tem com o professor/dinossauro de 98 anos, que tranca a porta as 7:01 e não deixa vc entrar caso vc como qualquer outro ser humano normal chegue um pouco atrasado por causa do transito infernal da cidade. Aquele professor, esse mesmo, que não enxerga e nem escuta mais nada, mas era tão conceituado em 1940 quando ainda éramos regidos por outra constituição completamente diferente... Aquele que continua na função só pelo prestigio que teve há meio século atrás. Enfim.

Não, antes que nos perguntem (por que os não-estudantes-de-direito não entendem a gente), vc não pode pegar outro professor em outro horário. Aquele normal, gente boa, que passa todo mundo. Vc TRABALHA. Não vou dizer vc ESTAGIA por que estudantes de direito não estagiam, eles TRABALHAM. Para falar a verdade, acho que muitos sócios de escritórios estão mais próximos de estagiar do que os estudantes de direito.

Após a aula sacrificante que começa as 6:59 da manha, vc ainda tem mais duas aulas e só sai da faculdade 12:30. Isso quando é liberado cedo e tem sorte. Vc come 2 jujubas ou um pão de queijo murcho que sobrou no Bar da Faculdade, e sai correndo para ir pro Centro. Literalmente correndo, por que se vc perder o onibus das 12:30 já sabe que isso custará mais uma meia hora extra para chegar no trabalho ou que vc terá que pegar o onibus piratão da favela próxima ou ainda que terá que ir de van. Ou, ainda tem uma ultima opção: ir de taxi e gastar 70% do seu salário em uma ida para o trabalho.


Se vc for abençoado e tiver a sorte de poder ir de carro pro Centro, seus problemas não acabaram também. Vc tem que esperar os 5 amigos que pegam carona com vc. 


Um deles eh aquele amigo super incovenientepq está dando mole para uma caloura e diz que "já tá descendo, já tá descendo". Vc sabe que é mentira mas finge que acredita e sempre espera, por que afinal das contas ele é seu amigo. Faria o mesmo por vc (?!). E vai que ele apresenta as amigas da caloura pra vc... Se for mulher, quem sabe ele te apresenta ao chefe ou aos amigos mais velhos... Então vc espera.

Vc chega no Centro e está diante de dois cenários, certamente: ou vc estaciona em um estacionamento que custa 97% do valor do seu salário, ou estaciona no estacionamento-morte-na-certa. Aquele fica de baixo de uma ponte escura e que vc tem medo de ir andando sozinho não só a noite como na luz do dia também. Aquele que é o barato-que-sai-caro por que em 1 mês vc já foi assaltado 5 vezes.

Se vc for mulher, só no trajeto escritório-estacionamento vc já perdeu o salto de 5 sapatos diferentes. Vc cogita ir trabalhar de sandália plataforma e uma pantalona bem grande escondendo o salto. Será que rola? Não aguenta mais ser melhor amiga do sapateiro da Rua do Ouvidor e ficar descalça durante o almoço esperando ele colar o seu salto de volta.

Vc chega no escritório. Nem começou a trabalhar e já está morto. Ao chegar, depois da faculdade e ter almoçado aquele ultimo pão de queijo murcho, vc finge estar de bom humor e amar a todos. "Oi QUERIDA, bom dia, como tá sua filha?", vc distribui com sorrisos. Óbvio que vc nem lembra o nome da filha da sua chefe e nem da secretária. Vc fala com todos e vai para sala da sua/seu chefe que está naquele humorzinho pior ainda que o seu. Se isso é possível.

Ele não come nada alem de Big Mac e Batatas Fritas do Mc Donald's há 2 semanas e a secretária entra na sala para dizer que o gastro ligou de novo. E, substituindo o papel de mãe (essa é a verdadeira função de secretarias em escritórios de advocacia) ela diz que ele precisa se cuidar. "Tabom, fecha a porta, OBRIGADO". Ele reclama dela.

Vc recebe a primeira missão do dia. Seu chefe já mandou 3 estagiários diferentes para "adiantar" um agravo DO PROCESSO MAIS IMPORTANTE DO ESCRITÓRIO (ironicamente, sempre são os dele!!!) mas nenhum conseguiu cumprir a missão. Ainda mais agora que na mesma semana foram pendurados avisos GIGANTES pelo Fórum inteiro informando a nova lei que proíbe exatamente isso e qualquer tipo de beneficio de ordem na distribuição de processos.

"Mas vc sabe que eu não consigo fazer isso, é contra a lei nova XXX!" vc diz em um momento de honestidade espontânea. Burra. Esqueceu que nenhum estagiário de direito pode dizer que algo é impossível por que se não começa a ladainha.... 

"Quando eu era estagiário de direito, eu sai do escritório 3 minutos antes do PROGER fechar, fui atropelado, um elefante passou em cima de mim, um ladrão tentou me assaltar mas eu acabei com ele, e cheguei a tempo para protocolar a petição e não perdi o prazo".... Seu chefe descreve detalhadamente cada uma dessas cenas. 

Depois de contar essa historia, vc é "convencida" de que tem que conseguir fazer o que ele está pedindo. Sim, em uma próxima vez seu chefe sempre vai ter OUTRA HISTORIA surreal para tirar da cartola se vc reclamar que não consegue fazer algo.

E vc diz "Tudo bem, vou tentar". Vc anda em direção a porta e ao sair ele diz:

"Se vc NÃO CONSEGUIR, quando vc voltar para o escritório eu só vou pegar essa foto aqui da minha filha (ele aponta para o porta retrato de prata), coloco as minhas coisas em uma caixa de papelão, e vamos nos dois embora juntos sem nem nos despedirmos do sócio fundador do MELHOR ESCRITORIO DO BRASIL. Esse processo é o mais importante que temos, não podemos perder. Faça o que vc precisar para conseguir fazer o que pedi".

Vc pensa. O que fazer? Me prostituir? Tentar corromper o funcionário do Fórum com meu misero salário mínimo? Implorar? Chorar? Gritar?

No caminho curto-que-parece-ser-tão-longo para Fórum que vc faz zig zag entre ruas "menos" perigosas onde vc acredita que tem menos chances de ser assaltada, claro que vc perde mais um salto nas pedras portuguesas. Mas não tem tempo para ir no seu sapateiro clandestino fiel da Rua do Ouvidor. Vc tem que ir para o Fórum URGENTE resolver o maior pepino de todos os tempos.

Vc pensa em chorar. Mas lembra que tem que segurar o choro e guardar ele pra quando precisar - para quando levar o primeiro NÃO do funcionário do Fórum.



Você chega na vara, com uma perna mais curta que a outra por causa do salto que perdeu, mas ainda assim bancando a advogada. 

Um gordinho careca te atende no balcão e vc repara que ele usa um relógio gigante todo de ouro; bem de bicheiro. Frutos de uma propina? Afff.

Sem dizer o que vc precisa, vc se transforma em atriz de novela: "NOSSAAA que relógio LINDO!!! Não é aquele que o Faustão estava usando há umas semanas atrás?"
Vc nunca viu Faustão na sua vida. Os seus domingos são estudando ou dependendo do escritório que vc trabalha, vc "curte" eles no centro trabalhando também e emendando na semana. Hora extra? Que que é isso? Alguém sabe?

Para sua surpresa o gordinho careca diz "Eh!!! Esse relógio é show, igual ao do Zeca Pagodinho também. Importei ele da Suíça e só custou 876 mil reais, muito em conta né?". Clarooo... MUITO!

Vc nunca viu um relógio tão feio na sua vida e nunca ouviu falar da tal marca. Aparentemente milionária.

"NOSSA que LINDO! Eh mais bonito que o do Faustão sabia!? Quem é esse moambeiro? Eu também tenho uma coleção de relógios e compro sempre fora quando viajo por que aqui é tão mais caro. Acabei de comprar meu terceiro Rolex!!!" 

O único relógio que vc tem é um Swatch. Que sua tia-avó te deu de Natal por que sua mãe diz que vc tem que comprar suas coisas com seu próprio dinheiro. E é claro que vc já gastou todo seu salário mínimo de estagiaria em 3 coisas: a vaga no Centro para seu carro ou com as passagens de onibus, os pães de queijo murchos que são seu almoço diário, por que vc não ganha ticket, e em depilação.  

Enfim, nesse momento vc é quem vc quiser ser e vc tem 3 Rolexs, é advogada, separada, e tem um ex marido milionário que te dá uma pensão maior do que a da Stephanie Britto.

A conversa se desenrola e vc fala tudo que sabe sobre relógios como se fosse a maior expert e tivesse uma fortuna equivalente a da Ana Maria Braga. Vc vai tão arrumada pro trabalho (outra coisa que contribui para vc ter que acordar 4:30 da manha para se produzir e chegar a tempo na aula de 6:59 do professor/dinossauro) que o gordinho careca que está te atendendo acredita que vc é de fato tudo que vc diz ser.

Depois de uma conversa de cerca de 20 minutos, de estabelecer uma amizade e identidade completamente falsa e artificial, ele realmente acredita que vc gosta dele e que é seu novo melhor amigo. Nesse momento, ELE te pergunta o que vc precisa.

"Nossa meu amigo, vc nem sabe. O meu cliente acabou de entrar com esse agravo e a cada dia que passa ele perde 40 mil reais com esse processo parado! Eh um Rolex por dia, vc imagina?"

"Não acredito!!!!!" Ele diz, incrédulo. "Mas o que que ele precisa? Vamos adiantar esse agravo? Vou agilizar aqui pra vc falar com o juiz e isso tudo ser resolvido ainda hoje".

Ele só não sabe, nem pode ter idéia, que vc NÃO é advogada e seu chefe te mata se souber que vc falou com o juiz ao invés dele. Pq é claro que é ele, seu chefe, terá todo o crédito por tudo que vc fez. Normal.

Vc manda uma msg de texto discretamente para seu chefe dizendo para ele correr pro Fórum. Em 5 minutos ele chega, suado, com aquele terno que fede a motorista de onibus quando o suor seca, sabe?

Meu filho manda para um tintureiro pelo bem da humanidade!!!!! - da vontade de dizer. Mas vc sorri, claro. 

Enfim, seu chefe fedorento vai despachar com o gordinho do relógio bling bling e vc espera.

Depois de mentir que é separada, tem 3 rolexs e é advogada.

Vcs conseguem o que precisam e ele além de te dar um high five, te abraça, te levanta, te promete um almoço no melhor restaurante do centro (evento futuro e incerto mas que vc conta MUITO por que não aguenta mais o almoço-pão-de-queijo). 

Vcs voltam juntos para o escritório comemorando. Até tomam uma Coca juntos para relaxar e comem o bolo de chocolate do Fórum delicioso. 

Ao chegar no escritório, nada aconteceu. O que vc conseguiu, apesar de claramente ter burlado a nova lei e quase ter cogitado se prostituir para ficar bem na fita no MELHOR ESCRITÓRIO DO BRASIL, é tratado como se fosse a coisa mais normal do mundo. Nada  além da sua obrigação como estagiária.

Os estagiários cantam "We are the Champions" pra vc na baia. Os advogados continuam mais mal humorados do que nunca, dentro de suas salas. Comendo Mc Donald's.

Seu outro chefe hierarquicamente superior responde a vitoria com uma palavra - "Show" - sem nem saber de tudo que vc passou para conseguir cumprir a missão impossível que foi repassada para vc. 

Qualquer dia no escritório. Amanhã será um novo dia, novas mentiras, novos pães de queijos murchos, novas rotas de fuga de assaltantes.

Mas não desanimem, chegará o dia que vc também estará na salinha e terá essas historias para contar pro seu estagiário.

Sejam elas verdadeiras ou não, é claro...



Termos em que,
Pede deferimento.

Fernanda Mac Dowell


não sou eu na foto acima.



Veja o segundo post sobre a Vida do Estagiário de Direito AQUI.

22 comentários:

  1. AVISO: Qualquer semelhança com fatos reais é merda coincidência!



    AHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAH
    ADOREI!
    SENSACIONAL?

    Pq será que me indentifiquei tanto?

    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. AHAHHAH POR QUE SERA HEIN? Nao sei tambem Mari!!!!

    ResponderExcluir
  3. MUITOOOO BOMMMMMM HAHAHAHAHAHAHA AMIGAAAAAAA RI ALTO O TEXTO INTEIRO!!!!!!! AMEIIIIII

    ResponderExcluir
  4. Sensacional, Nanda!!!! Sério mesmo! Eu também me identifiquei, mesmo sendo aluna de Design de Moda. As pessoas não sabem o quanto a gente rala pra tentar chegar lá em cima, ganhar o que a gente ganha. Muito bom o seu texto. Aí nasce uma escritora. Se fosse você, pensaria nisso ;) HAHAHAHA Passarei pras minhas amigas mais novas que estão pensando em prestar vestibular pra Direito. Não para tirar o interesse delas, óbvio, mas pra mostrar a realidade, né? HAHAHA Amei, linda! Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. MORRI!!!!literalmente...

    bjos Dandy
    www.dandynhabarbosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Fernanda,

    você ainda esqueceu de falar dos coitados dos estagiários que são contratados sem ter a carteira da OAB, e os chefes falam para eles: na minha época eu conseguia liminares, fazia carga, bla bla bla... e tb não tinha carteira, você é um incompetente!

    E o pobre coitado, que sequer teve aula de processo civil I, já começa a pensar em abandonar o direito!

    hahahaha

    AMEI seu texto!!!

    Beijos de uma leitora, advogada, e que já passou por tooooooodos esses sufocos!

    ResponderExcluir
  7. Gente.... adorei..
    e falar que eu passei por alguma dessas coisas...
    entrei na facul com 17 anos, e ai quando cheguei no 3 periodo n sabia o que eu queria... então no 4 periodo fui pra defensoria na vara de familia e amei... ( coisa de doido né)! Tive uma professora fdp (desculpa) e perdi periodo, tranquei por 6 meses e foi a melhor coisa... o gostinho de ter o meu diploma so eu sei!
    Hj eu estudo pra concurso.. ainda nao sei se quero advogar nao!!! rsrs
    adoro o blog! parabéns

    ResponderExcluir
  8. Nanda, adorei!! hahahaha
    Ri muito!! Já comi meu pão de quijo murcho e cheguei no work!! haha

    Beijos,

    Tati

    ResponderExcluir
  9. hahahah amei!! Só a gente sabe os perrengues que se passam no centro do Rio de Janeiro!!! Pena dos meus sapatos...
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Feeeee!!! Que máximo o texto! Amei! Você devia fazer que nem a Deborah K.: um blog só de textos! Embora o SEU blog seja aparentemente sobre MODA, seu censo crítico está cada vez mais apurado e, consequentemente, você está escrevendo cada dia melhor!
    A parte dos filhos da secretária era recorrente no meu dia-a-dia.. Muito bom!hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  11. Nanda,

    ameeei o texto! Você é hilária hahaha to rindo até agora! Bom já ir me previnindo, essa vida me aguarda!

    beeeijos mil

    ResponderExcluir
  12. Adorei, minha irmã é advogada e me lembrei dela rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Gente só uma ressalva que esqueci de fazer aqui! Claro que tudo que eu escrevi foi baseado em fatos que realmente aconteceram mas foi tudo uma mistura de 3 anos de estagio. Escrevi c mt sarcasmo mesmo, mas no fundo eu morro de saudades da vida no escrt pq tive os melhores chefes do mundo e a gente se divertia mt ... Obvio que tinham os momentos estressantes e tudo que relatei acima, mas por favor mantenham em mente que tudo acima eh brincadeira mesmo, uma forma de "rir das desgraças" e que estagiar eh sim mt legal e aprendemos mtttt! Bjsss nanda

    ResponderExcluir
  14. Perfect hahahah!!! Inclusive o comentário acima, no final a gente ve q faculdade msm foram os estagios...!

    ResponderExcluir
  15. você se superou, Nanda =DDD

    ResponderExcluir
  16. olá
    ADOREI O SEU TEXTO!!
    ACREDITO QUE MUITAS PESSOAS IRÃO SE IDENTIFICAR.
    AMEI A DESENVOLTURA DE TODO O TEXTO.
    ENTÃO ESCREVA SEMPRE!!
    BJO

    ResponderExcluir
  17. maravilhoso!
    Sarcastico, afiado, hilário. uma delicia. Fiquei feliz de optar pela psicologia, direito era uma das minhas opçoes quando tinha 17 anos.
    Parabens querida! bjs

    ResponderExcluir
  18. TO MUITO FELIZ QUE VCS GOSTARAM TANTO E RECEBI TANTO RETORNO!!!! Pode deixar que eu vou escrever outro sim!!! Tem que ser um dia que eu esteja bem inspirada que nem nesse ultimo domingo!!!!!

    ResponderExcluir
  19. eu estava vendo o capitulo de ontem e vi o advogado do cortez e me deu uma super vontade de fazer direito e quando chego no seu blog esse post hahaha acho que eu desanimei , estou perdida outra vez , a cada 5 minutos eu mudo de opinião , mas adorei o post e rii super nanda eu adoro fazer isso sabia? rir das desgraças , eu faço isso sempre eu adoro tirar sarro das pessoas mas o que eu mais gosto é tirar sarro dos meus problemas , situações complicadas, eu aprendi isso com uma amiga de infância minha .

    ResponderExcluir
  20. So li isso hoje!! Que texto! Voce escreve muito bem, não faço Direito mas faço Relações Internacionais, conheço de perto as situações que voce descreveu ai em cima!!!! Parabens, continue escrevendo assim! Bjao

    ResponderExcluir
  21. É sofrido, é muito duro, é terrível, mais ainda quando se é parte de um escritório tao grande que se assemelha mais a uma empresa e vc é uma sigla e nao uma pessoa com nome e sobrenome. Os desafios e os sacrifícios sao necessários, mas certamente nao todos. Existem muitos escritórios bons (principalmente os de médio porte, mas grandes clientes, como alguns escritórios familiares), nos quais as pessoas sao respeitadas e o importante é a ética e o bem da sociedade (e ganhar dinheiro, óbvio. afinal, é o ganha pão de quem escolhe essa profissão). O importante (eu diria pra Talita) é nao desanimar frente aos desafios, mas também nao se curvar aos abusos. Confie no seu bom senso. "Melhor escritório do Brasil" é aquele que respeita os seus advogados, os seus clientes, os advogados dos demais escritórios, e ainda te permite crescer e se sustentar. E nao o que tem mais advogados, o maior prédio, que faz festa de fim de ano com a banda da vez, ou que tem mais operações para tratar. Nao é impossível. Existem escritórios excelentes sim. Se vc pensa assim, o que impede que outros tbém pensem? :) E o sofrimento da vida de estagiário é compensado dia a dia e depois desaparece. Vc percebe aos poucos que certos sofrimentos eram mais fruto da sua imaturidade e insegurança (naturais da idade, mas pouco respeitados pelos acima), e menos da profissão. A profissão fica uma delícia depois de formado (e com a OAB na mao...ajuda). Nao desista! A "classe" precisa de pessoas conscientes com vc! Beijos

    ResponderExcluir