quarta-feira, 1 de junho de 2011

As Alunas da EARJ!


Conforme os pedidos, segue o post sobre a Escola Americana do Rio de Janeiro ("EARJ"). Estudei minha vida inteira la e amei. Sinto tanta falta da escola... Toda vez que retorno é impossível não ficar all teared up. Foi aonde eu passei os melhores anos da minha vida! São muitas lembranças! 
Acho que é super importante estudar em uma escola bilingue, e tenho certeza que tive uma formação muito diferenciada. Além disso, a escola abre diversas portas: para vc ser artista, como a Cleo, que era da minha sala, para vc ser fotografo, como diversos amigos meus, jogador de futebol, editora de revista de moda, como a Paulinha Merlo, e por ai vai.... 
A escola sempre procura buscar a real vocação do aluno, e incentiva ele a seguir a profissão que ele se encaixa melhor. 

Seguem abaixo 3 entrevistas que eu fiz, com duas ex alunas e uma aluna atual para vcs verem as opnioes e perspectivas diferentes de quem teve o privilegio de estudar na EA. 

Panthers, panthers, yes yes yes!



Paula Merlo 


Idade: 28

Class of 2000

Qual foi o motivo principal que seus pais resolveram te colocar na EARJ? 
Antes de estudar na EARJ, eu estudava numa outra escola bilingue. O motivo sempre foi estar em contato com outras culturas e aprender muito bem uma segunda língua.

Com quantos anos vc entrou na EA? 
Com uns 9 ou 10.

Quais foram os professores que mais te marcaram e por que? 
Um dos meus livros favoritos é o Catcher in the Rye. Apesar de ser um livro incrível, minha paixão por ele é responsabilidade do Mr. Dejohn, um dos melhores professores que já tive. Também tenho o Mr. G - que foi Principal do Middle School e meu professor de British Literature - como uma das pessoas que me incentivou a continuar escrevendo.


Do que vc nunca esquece da época em que estudou lá? 
Das minhas aulas sofridas de P.E. Lembro de ficar escondida atrás dos postes do field - que tem buraquinhos no meio - e assim que o Mr. Mullins se virava, eu saia correndo e atravessava o campo. E obviamente as tardes de dolce far niente da library. Mrs. Flavita detestava quando eu e o Pedrinho Sauer íamos juntos a biblioteca. Era confusão na certa!

Do que vc sente mais falta? 
De tudo. Principalmente das pessoas. Meus amigos e amigas da vida inteira estudaram comigo na escola. Ate hoje mantenho contato com eles. Minhas melhores amigas são da EARJ. Mas não posso me esquecer do staff querido: Bira, Salvador, Dona Leda - e os fantásticos cookies, Maria, Elifas, o pessoal da xerox....


Vc colocaria seus filhos na EA? 
Sem duvida colocarei!

E as amizades que vc fez na escola? 
São as que carrego comigo para sempre.


Atividades extra curriculares:  
Sempre fui a mais malandra. Era péssima em esportes. Mas no Middle School fui cheerleader! 

  
Vc sente que sua personalidade e amadurecimento foi influenciado por ter estudado na EA? 
Óbvio. Devo muito a EA pelo o que sou. Passava mais tempo na escola do que em casa. Mais tempo com professores e amigos do que com a minha família. Estudar na EARJ te faz mais aberto a outras culturas e mais, molda você como uma pessoa que pensa. Nada de aulas que educam como robôs. Você aprende que o mundo é enorme! Eu amo a EARJ. 

Lara D'Avila


Idade: 20 anos

Class of 2009

Qual foi o motivo principal que seus pais resolveram te colocar na EARJ? 
São motivos que se complementam: importância do inglês, multiculturalismo, incentivo ao desenvolvimento de talentos e habilidades além do âmbito acadêmico.


Com quantos anos vc entrou na EA?
6 anos

Quais foram os professores que mais te marcaram e por que?

1. Ms.Norma (lower school), pelo ânimo e capacidade de deixar aulas de português divertidas.
   
2. Mr.Perrier, pela visão de mundo que sua aula nos ensinou e pela forma como despertava nosso interesse.
Sua aula se chamava Questões do Século XX, englobando bastante geo-política, movimentos artísticos, enfim, o básico para entendermos como chegamos aos dias de hoje.

3. Ms.Nazan, pelos métodos de ensino mais eficazes que conheço. Quem é que se ousava conversar durante a sua aula? Mescla ideal entre amor e medo e muito respeito pela autoridade.


Do que vc nunca esquece da época em que estudou la?

Me lembro muito do brownie da Dona Leda, a cantina do Cabrau.. Sempre os melhores lanches! 


As viagens que fazíamos para o Big 4 e Little 8 com o time, eu sempre reserva mas pouco me importava pois o que eu queria mesmo era viajar!
Mas com certeza o mais marcante foi meu senior year! Desde o haunted house, fashion show, graduation, trabalhar no senior canteen...


Uma fase muito engraçada foi a febre dos fotologs, bloggers. Eu e as minhas amigas tínhamos 12 anos e decidimos criar um blog chamado FOTITAS, fazíamos varias colagens, escrevíamos
sobre nossos crushes, colocava fotos etc...
Uma vez uma das minhas amigas escreveu que ela tinha encontrado O senior(ri alto! ahahahah! minhas amigas éramos EXATAMENTE iguais! Nada muda! Tirávamos fotos dos seniors jogando futebol no Upper Court...)
Mas como tinha sido logo no dia que ela tinha colocado aparelho fixo nos dentes, ela ficou com vergonha... Segundo ela, ele deve ter achado ela super antipática. Mal sabíamos que eles achavam a gente umas ninfetas doidas. 
Para piorar uma senior, amiga dele que também tinha um blog leu o post e publicou no dela.
A GENTE QUASE INFARTOU! hahaha (ahahahaahhahhahaahah!!!)

Do que vc sente mais falta?
Convívio diário com os meus amigos

Vc colocaria seus filhos na EA?
Sem sombra de dúvida, caso pudesse financeiramente.

E as amizades que vc fez na escola? 
Conheci pessoas maravilhosas, tenho amigos de todas as idades, personalidades e estilos. Mantenho o contato com a maioria deles e realmente eles são fundamentais na minha vida :)

Atividades extra curriculares:
STUCO- fui vice representante da minha sala. Sempre gostei de me envolver em atividades politicas e sociais, a EARJ incentiva muito isso.
Participei de vários trabalhos sociais, já dei aula de inglês para os moradores da Rocinha e organizávamos festas para os filhos dos funcionários da escola, Walkathon- caminhada na Lagoa para ajudar as crianças com cancêr do INCA- Instituto do Cancêr.

Acho que essas ações me ajudaram a perceber o quanto nos somos privilegiados e que ajudar é muito fácil, basta querer. E tem muita gente precisando, se você não tem seu tempo, ajude fazendo doações.

Continuo me envolvendo nesses tipos de ações e ajudando quando posso. Recentemente organizei junto com uma ex aluna também da EARJ, a Nathalia Sang, duas festas para divertir as crianças com Cancêr e outra num Centro Comunitário na Rocinha. 

Vc sente que sua personalidade e amadurecimento foi influenciado por ter estudado na EA?
Claro, em grande parte pela responsabilidade e possibilidade de escolha que a escola dá ao aluno. Nossa escola forma todo tipo de gente, daqueles que seguem para as mais renomadas faculdades do mundo àqueles que largam os estudos para trabalhar. Você pode moldar sua experiência na EA com uma liberdade que acredito não existe nas outras escolas. As oportunidades estão lá (eletivas de economia, jornalismo, debate; aulas avançadas da maioria das matérias oferecidas; esportes; trabalhos sociais; etc etc). Aproveitamos ou nos comprometemos com aquilo que gostamos, formando e desnvolvendo personalidade no caminho.

Maria Antonia Chady



Idade: 14 

Class of 2015

Qual foi o motivo principal que seus pais resolveram te colocar na EARJ?
Eles queriam muito que eu falasse inglês fluente e todas as mães estavam botando os filhos na EA esse ano.



Com quantos anos vc entrou na EA?
3 anos e ½



Como eh estudar na EA hoje em dia?
(a Maria Antonia disse que esta passando por aquele momento que odeia a escola e que só quer que termine logo, mas que depois acha que vai sentir muita falta!)

Quais foram os professores que mais te marcaram e por que?

A english teacher do 6 grade (Ms Barrie)
Por que a nossa class foi o ultimo ano dela na escola.. E ela simplesmente foi a melhor professora do mundo!



Do que vc nunca esquece que aconteceu com vc na escola?
Nunca vou me esquecer do dia em que eu cai de quatro na frente de um bando de senior.. 

Do que vc acha que vc vai sentir mais falta?
Dos meus amigoss.. Porem ainda tenho 4 anos de EA pela frente.. 

Vc colocaria seus filhos na EA?
Claro! A EA te da a oportunidade de sair de lá com 3 diplomas 



E as amizades que vc fez na escola?
Fiz, faço e vou continuar fazendo muitas amizades naquela escola.. 
Atividades extra curriculares (aqui vcs falam se foram do Stuco, fizerem algum community work, foram de algum Team...)
Esse ano(8 grade) fizemos um community service maravilhoso,
Chamado Cambio Verde.. A gente trocava 1 kilo de lixo por 1/2 kilo de alimento.




Vc pretende estudar fora? Qual faculdade quer fazer quando vc se formar?
Não.. Pretendo fazer faculdade por aqui mesmo.. Porem quero fazer pós lá fora..



E por ultimo, EU!

Fernanda Mac Dowell


Idade: 27 anos

Class of 2002

Qual foi o motivo principal que seus pais resolveram te colocar na EARJ?
Eu morava em San Diego quando eu era pequena. Fiz a 1a a 4a serie la, e quando voltei para o Rio com minha família não sabia falar quase NADA de português. Tinha que ir para uma escola bilingue. Meus pais escolheram, felizmente, a EA!


Com quantos anos vc entrou na EARJ?

Acho que no 4rth grade eu tinha uns 9 ou 10 anos.

Do que vc nunca esquece da época em que estudou la?

Quando eu era mais nova, eu definia o termo "bullying"! Que bom que na minha época isso não estava TANTO em destaque como agora, se não eu definitivamente estaria em ainda mais trouble do que eu me meti. Eu inventava apelido para TODO MUNDO, sacaneava TODO mundo, incluindo minhas amigas eh claro (nessa parte elas vão dizer que NADA MUDOU, tenho certeza - ahahah). Enfim, não adiantava ficar chateada que eu sacaneava mais ainda. E tb me sacaneavam, só que eu nem ligava pq sempre tinha uma resposta na ponta da língua e ria! Enfim, numa dessas, eu sempre chamava uma amiga minha de Bruxa do 71, pq ela tinha o cabelo parecido com a Bruxa do 71 do Chaves. 




Não existia escova progressiva naquela época. Sei que um dia ela se revoltou, disse que não aguentava mais, e me bateu muito! Ela me puxou pelos cabelos e batia minha cabeça contra o locker! Fiquei toda ensaguentada, e ela também, e ainda me zuaram que eu perdi a briga feio! Ela se transformou no Anderson Silva gente ahahaha. Nos duas fomos suspensas e ate hoje rimos muito dessa historia. Ela me disse que depois as pessoas, ate de outras classes, iam "congradulate her", dizendo que eu merecia e que finalmente alguém "taught me a lesson".

Quais foram os professores que mais te marcaram e por que?
Com certeza a Ms. Vanderput, por que eu sempre fui apaixonada por English Literature, sempre gostei muito de ler.


 Quando eu era do 8th grade e tinha aula com ela, tínhamos uma espécie de "monografia" que se chamava "Trials". Funcionava assim: éramos divididos em grupos na sala, e cada grupo era responsável por um livro e por defender uma tese. O meu grupo era o do livro "Roll of Thunder Hear My Cry", um dos meus favoritos ate hoje. 


No caso do meu livro, um homem negro tinha sido acusado, injustamente, de ter assassinado um homem branco. O meu grupo era o dos Prossecuters, e eu e um amigo tínhamos que acusar o negro e "provar" que ele matou o branco, sendo que todo mundo leu o livro e sabia que isso não tinha acontecido. Por isso que em todos os anos antes do nosso, ninguém nunca ganhava da acusação, por que todo mundo sabia que o personagem era inocente.
Era uma "honra" ser prossecuter pq a professora só escolhia os dois melhores alunos para serem os advogados. Como nos dois éramos honor roll students e MT competitivos, fomos escolhidos. Os outros alunos do grupo eram os defendants, as witnesses, funcionários do court, etc... Eu fui escolhida como advogada, ate hoje me lembro o quanto fiquei feliz. Meu outro amigo que tb foi, era tão psycho quanto eu e obcecado em ganhar o caso que ninguém nunca tinha vencido. Ficamos meses estudando e montando nosso case, e GANHAMOS!!! Muito advogados do diabo!!! Não eh a toa que nos dois seguimos direto para Direito na Puc quando nos formamos ahahahah.....

Do que vc sente mais falta?
Nossa de tanta coisa... Não posso dizer que sinto falta das minhas amigas, por que minhas amigas da EA estão comigo ate hoje! Somos grudadas e embora não nos vemos todos os dias, nos falamos sempre sempre. Eh uma amizade muito forte de mais de 15 anos. Sinto falta dos professores, do campus, de dormir na library, de implicar com todo mundo mais novo, de fazer besteira...

Vc colocaria seus filhos na EARJ?
FATO, mesmo que for um sacrifico no meu orçamento mensal. Alias, eu quero TANTO colocar meus filhos na EA que posso dizer que vai ser difícil eu me casar com alguém que não concorde com essa ideia ahahahah.

E as amizades que vc fez na escola?
São para sempre. Minhas amigas são parte da minha família- são tão importantes quanto a minha família. Fiz, faço, e sempre farei TUDO por elas. Uma das minhas amigas da EA ate já morou comigo em épocas difíceis, para vcs terem ideia. Minha irmã reclamava que ela comia todo o queijo.... ahahahah




Atividades extra curriculares:
Sabe aquela pessoa mais desengonçada que vc conhece? Que não consegue fazer uma dança, não tem coordenação motora NENHUMA? Pense nessa pessoa e pense que eu sou bem pior. Tentei entrar para o time de softball feminino - desastre. Não conseguia acertar uma bola. Depois cismei que queria ser cheerleader - as pessoas dançavam para a direita, eu ia pra esquerda... Sempre fui mais academica e PÉSSIMA em esportes. Então concentrei minha energia no R.A.S.A., um projeto social no qual eu ensinava inglês para crianças carentes da Rocinha. Fui parte deste projeto durante anos, e amava! Ah, também desfilei no Fashion Show (outro mico)!

Vc sente que sua personalidade e amadurecimento foi influenciada por ter estudado na EA?
Toda a cultura que eu tenho eu devo a minha escola. Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonada por musica (vou a praticamente todos os shows), por cinema, por moda, por arte... Toda minha persolnalidade foi moldada pela escola e por algumas pessoas que fazem parte ou fizeram parte da minha vida. Não trocaria aonde eu estudei por nada e todos os dias agradeço meus pais por me darem essa oportunidade. Espero muito poder dar aos meus filhos essa mesma educação maravilhosa que eu tive.


E ai meninas, quem mais estudou da EA :)

Vou fechar o post com umas fotos do feioso (ahaahah) do Caio Castro tiradas na EA:


 Caio no field e no Main Gate (?)


Caio na library fugindo da Miss Flavita!


Caio in class ahahaah


Caio na cafeteria...


XX,
nanda
 

8 comentários:

  1. Adorei o post, a minha filha mais velha está numa escola bilingue, e o mais novo tb quero muito colocar, é muito bom!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. adorei o post sobre a escola americana , aqui em brasilia tem eu nunca estudei la mas escuto muitos elogios sobre a escola , eu faço inglês na thomas mas estaria sendo muito mais fácil porque eu pretendo fazer faculdade nos eua ! se eu não me mudar definitivamente quero que meus filhos estude na escola americana !

    ResponderExcluir
  3. adoreiii!! earj rocks haha bjss

    ResponderExcluir
  4. pq diabos o Caio Castro fez fotos na escola?!

    ResponderExcluir
  5. nanda , eu dormi com esse comentario na cabeça usiahsuih é que eu sempre reparei que você gosta de tirar sarro das pessoas e eu sou do mesmo jeito , eu tiro sarro de tudo até de mim mesma , adooro colocar apelido nas pessoas e coloco em mim também hahaha ! eu nunca apanhei mas foi porque me mudei pra bsb , minha companheira de tirar sarro ficou e apanhou hahaa ! queria ter comentado isso mas acabei não comentando!

    ResponderExcluir
  6. Ju, fotos para uma campanha de alguma marca ahahahh
    Talita, brigadaaaaaaa!!

    ResponderExcluir
  7. minhas amigas que estudam no EARJ são apaixonadas por lá. Não trocam por nada!

    ResponderExcluir
  8. Oi gente,
    Adorei o site de vcs e fiquei super feliz de ler sobre os livros de alta qualidade que vcs escolheram e citaram como favoritos.
    Fiquei orgulhosa e super feliz com a ideía do blog.
    Parabéns!
    Tragam seus filhos para escutarem estorias maravilhosas e para assistirem novos puppet shows no Lower School Media Center.
    Varios ex-alunos têm vindo nos visitar.
    Come and let´s go out for lunch in the varanda of our cafeteria.
    Mrs Beth
    beijos!

    ResponderExcluir