quarta-feira, 1 de junho de 2011

Expo do GAIS

Esse post foi feito pela minha lindaaa melhor amiga Stephanie Afonso, advogada e apaixonada por arte e fotografia. Dona de um bom gosto inquestionável, ela vai nos ajudar a divulgar a principais expos que estão rolando não só no Rio mas em NY, tb, por exemplo, onde ela acaba de voltar de uma temporada estudando fotografia. 



INFELIZMENTE eu não vou poder ir hoje a expo como eu planejava :(. Mas postarei fotos tiradas pela Steph para vcs poderem conferir tudo que rolou e também vou a galeria, pessoalmente, semana que vem.

Segue abaixo o texto escrito por ela! (não reparem nos acentos tb pq o computador dela, como o meu, é Mac, americano, então vcs já sabem o perrengue que é colocar acentos...)



Vamos falar de arte! 

Começa  hoje na HUMA GALERIA, as 18 horas, a exposição "DE 0 A 100 EM 1 SEGUNDO - EXPO AMA GEOMETRIA ABSTRATA", a primeira individual do artista grafiteiro brasileiro Douglas Tavares, mais conhecido como Gais, nome que usa para assinar suas obras. Gais começou sua carreira artística pintando os muros da Zona Norte do Rio de Janeiro no final dos anos 90, mais especificamente da Favela da Maré. Influenciado pela tradição modernista que se iniciou no período pré guerra e, posteriormente, pela cultura da musica, dança e cultura urbana brasileira. Seu trabalho consiste de cores fortes e de geometria abstrata.


Gais, que teve um trabalho recentemente leiloado na casa de leiloes Phillips de Pury, em Londres, fez um intercâmbio na Holanda e a partir dai despontou para o mundo artístico internacional. Segundo Henry Allsopp, Diretor Internacional da Phillips de Pury: "Os campos de cores no trabalho do Gais são criados através das superfícies monocromáticas e planos divididos usuais na pintura concretista. Tais características remetem à história do modernismo e jogam com o tempo e espaço a que sua arte pertence. Entretanto, a natureza libertária do trabalho de Gais parece aliviá-lo do peso da história, permitindo que ele expanda o seu alcance para integrar não apenas a pintura, mas a arquitetura das favelas onde foi criado com as modernas coberturas de Ipanema. Isso, sem haver um traço evidente de um ou outro mestre. Nem influências óbvias ou pastiches podem ser vislumbrados em seu trabalho."

A HUMA GALERIA é um projeto criado por três jovens cariocas e descolados, André Bretas, Rafael Carvalho e Rodrigo Peirão, que sempre gostaram de arte. Sentindo que o circuito de arte do rio estava envelhecido, resolveram criar esse projeto e saíram em descoberta de novos artistas. Essa é a primeira exposição organizada por essa turma relacionada ao projeto. Ainda bem que ainda existem pessoas assim pelo mundo! Além disso, a galeria fica localizada em uma casa super charmosa no Humaita.

Imperdivel, não!?

Não perca! As obras ficarão expostas até o dia 3 de julho.

Segue abaixo um gostinho das obras do Gais, mais tarde colocarei mais fotos da vernissage!




XX,
Steph

3 comentários:

  1. Nanda, meu irmão é amigo do gais..ele foi hj..eu ia, mas cheguei hj de Brasilia e estava morta..se quiser companhia para ir semana q vem, let me know!

    beijocas

    Mari (do tavares eheh - agora assino assim para vc saber q sou eu!)

    ResponderExcluir
  2. MARIIII eu quero ir sim com vc! To tentando te mandar msg no twitter e nao consigo te achar! E vc sem facebook tb! Nossa essa exclusao digital nao ta rolando! Volta logo pffff

    ResponderExcluir