terça-feira, 14 de junho de 2011

DOC: "A Impostora do 11 de Setembro"

Assisti ao documentário "A Impostora do 11 de Setembro" ("9/11 Faker") há um tempo atrás, mas foi uma coisa que me marcou muito e sobre a qual eu já estava pretendendo escrever sobre aqui no Hunt Hunt.

Muitos já viram diversos filmes sobre o 11 de Setembro, como o bem Hollywood "11 de Setembro" do Oliver Stone (nem achei bom) e o "Fahrenheit 9/11" do Michael Moore (AMEI). Todos estes tinham como objetivo reconstruir aquela tragédia daquele dia que marcou a nossa historia contemporânea.

O canal britânico Channel 4 fez um documentário a respeito de outro acontecimento relacionado a este mesmo evento que chocou o mundo inteiro: a impostora Tania Head. Este documentário, "A Impostora do 11/9" já foi exibido aqui no Brasil pela GNT e é imperdível. Pra quem não viu, vcs não podem deixar de ver. 



Tania Head foi uma suposta vítima da tragédia. Uma das "poucas sobreviventes".  Segundo ela, ela tinha sobrevivido milagrosamente após os dois aviões terem atingido as torres gemeas. Depois de ser atendida em um hospital local devido a "queimaduras gravíssimas", ela deu diversas entrevistas sobre o drama que viveu e sobre o falecimento do seu noivo Dave, que ela dizia que trabalhava nas torres gemeas e havia falecido depois do choque dos aviões.

Tania descreveu detalhadamente sua luta pela sobrevivencia no 78o andar das torres, e ainda disse que convenceu um homem que estava morrendo a lhe dar a sua aliança para que ela a devolvesse a sua esposa. Tania contou que foi salva por um voluntário, e que só teve forças para descer os 78 andares por que ficava imaginando o dia do seu casamento com Dave, que estava por vir.

Ela era uma das supostas 19 sobreviventes que estavam em andares acima do ponto atingido pelos aviões.

Tania chegou a ser eleita porta-voz da associação nova iorquina dos sobreviventes do 9/11, e representou politicamente todos os seus colegas que também foram vítimas do pior atentado terrorista da historia. Tania ficou rapidamente famosa e virou um símbolo de solidariedade, força e compaixão nos Estados Unidos.

Depois de muitos anos se fazendo de vítima, um repórter do NY Times, David W. Dunlap, desconfiou dos fatos narrados por Tania do dia 11 de setembro de 2001 e começou a investiga-la. Foi ai que foi publicada uma das matérias mais sensacionais, na minha opinião, de todos os tempos: a matéria que desmascarou Tania, no NY Times, e trouxe a tona toda a verdade, em 2007. Foi genial! 

Este caso chocou não só os americanos como o mundo inteiro que acompanhava as notícias referentes ao atentado terrorista. A fraude de Tania era uma coisa tão louca, absurda e mirabolante que era difícil para as pessoas entenderem o POR QUE ela mentiu sobre ter sido uma vítima desse desastre.

Foi provado que ela nunca trabalhou na Merril Lynch & Company, como alegava nas entrevistas que concedia, e que ela nunca nem conheceu  esse Dave que ela dizia ser seu noivo, que realmente foi uma vítima do ataque terrorista.

"Tania Head" é na verdade Alicia Esteve Head, que nem americana é, e sim espanhola. Por incrível que pareça, ela não estava nem nos Estados Unidos quando as torres gemeas despencaram.

A única conclusão que consigo tirar desse episódio é que ela tem sérios problemas mentais e desvios de personalidade por ter fingido ser uma vítima somente para chamar atenção durante 6 anos.

A associação das vitimas do 9/11 ficou muito ofendida e ela foi processada. Mas acreditem se quiser, ela não obteve qualquer benefício financeiro com todas estas mentiras. Pelo visto, esse personagem que a Tania criou foi uma maneira que ela encontrou muito doentia para aparecer na mídia mesmo.

Hoje, o paradeiro de Tania Head é desconhecido. Em 2008, foi circulado um email que dizia que ela havia se suicidado, mas isso nunca foi confirmado.



Incrível, ela até com o Rudolph Giuliani!!!! Olha só ela fazendo todo mundo de idiota:


Vídeos e matérias sobre Tania:




Surreal gente.

XX,
nanda



4 comentários:

  1. que interessante , quero assistir esse documentário

    ResponderExcluir
  2. Super interessante este post, vou procurar esse documentário!
    Otima dica, Nanda!

    ResponderExcluir
  3. Dicas de cinema também? Ah, agora o hunt Hunt tá perfeito! HAHAHA
    Gente, surreal mesmo o que a mente de uma pessoa pode fazer, né... Será que ela acreditava mesmo ter vivido essa história ou foi só golpe mesmo? Estranhíssimo!

    ResponderExcluir