domingo, 19 de junho de 2011

A Boa Ação de Vivienne Westwood

Hello gente! Aqui é a Lilly! 
Hoje queria repartir com vocês uma novidade super bacana da estilista icônica Vivienne Westwood.

Em parceria com a ONU, o International Trade Center (ITC) e The Ethical Fashion Africa Limited (EFAL), uma ONG localizada em Nairobi, Kenya, que ajuda artesãs locais, a Vivienne Westwood está desenvolvendo uma linha de bolsas e acessórios feitos de materiais sustentáveis e desenhados pela população local.

  
Sempre admirei muito o trabalho dela. Acho que ela tem uma capacidade incrível e única de captar a essência feminina, valorizando o corpo da mulher, sempre fugindo da vulgaridade e do óbvio. Fora o fato das roupas dela serem maravilhosas, tenho muito respeito por ela como mulher. 

A Vivienne tem uma forte consciência social e se dedica a moda sustentável, que traz benefícios econômicos e sociais para as comunidades mais pobres do mundo. Esse projeto no Kenya é só um exemplo disso.

A idéia por trás deste projeto é erradicar a pobreza daquela sociedade africana, através de incentivos da comunidade internacional e do desenvolvimento do artesanato da comunidade local para criar uma mão de obra sustentável. O objetivo é criar uma cultura de trabalho e economia sustentável.

Segundo a Westwood, a caridade sozinha cria uma relação de dependência entre a comunidade e fundações internaionais gorvernamentais, mas o trabalho permite o controle sobre seu próprio destino e gera assim independência da comunidade, que antes sempre dependia desta ajuda internacional.

Todas as bolsas são feitas com materiais sustentáveis. Isso inclui todas as peças feitas de algodão, de plástico trançado e de materiais reciclados.





Além disso, maioria das bolsas são feitas pelas mães solteiras que contraíram AIDS, além de vários outros artesãs de comunidades carentes que também participam do processo de criação.

A Vivienne Westwood ficou tão impressionada com o trabalho dos artesãs nessa ultima visita dela para o Kenya, que ela até resolveu expandir a produção, e até fez um book de fotos com modelos locais do qual ela e o marido participaram. A viagem inteira foi documentada pelo famoso fotografo Juergen Teller, e todas as fotos fizeram parte da exposição da Pitti Immagine Uomo, essa semana, em Florença, na Italia. 








O objetivo do Teller é chamar atenção da comunidade internacional, através de suas fotos, para problemas sociais atuais na África, como a dificuldade para obtenção de água tratada, reciclagem e a falta de acesso a educação das comunidades locais.

Seguem algumas fotos das bolsas e desta campanha da Vivienne Westwood:






Para acessar o Video deste projeto clique AQUI

Para comprar uma bolsa acesse o site parceiro neste projeto: 



Gostaram???

Beijos,

Lilly


Matéria escrita com minha colaboração e indicada pela Lilly Briger.


3 comentários:

  1. Uma das minhas estilistas favoritas! Ela está sempre se superando e lançando tendências! Gostei do projeto. Não me parece ser daqueles que algumas marcas fazem só pra se promover! Muito boa a iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Quero uma bolsa dessas! Os outros estilistas poderiam se inspirar e fazer projetos assim ao redor do mundo, ao invés de só pensarem no lucro e fazerem atrocidades, como os que tem fábricas que exploram crianças de países paupérrimos. Beijos Bel Boiteux

    ResponderExcluir
  3. adorei o projeto , no meio do ano que vem ou no final estou indo fazer trabalho voluntario na áfrica , vou ficar um mês ... eu sempre me sensibilizo muito com a áfrica pois é um país esquecido por muitos e tem muita pobreza , muitas pessoas passando fome . acho que sempre chega uma época na vida de todo mundo que o sofrimento e a injustiça com pessoas que você nem conhece se torna tão revoltante que você se sente na obrigação de contribuir da melhor forma possível porque muitos la não tem acesso a coisas que todo ser humano tem o direito de ter acesso e enquanto eu não vou pra la vou adquirir a minha bolsa :D

    ResponderExcluir