sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A Polêmica em Torno do Rafinha Bastos

Helloooo gente! Estou de volta! Não sei se nos próximos dias vou conseguir escrever muitos posts (espero que entendam e tenham paciência) mas juro que vou tentar! Estou animada para escrever e me distrair um pouco das coisas.

Hoje resolvi fazer um post diferente. Espero que vcs gostem. Resolvi falar sobre a polêmica em torno do Rafinha Bastos. A maioria de vcs já deve ter lido algo sobre isso em todos os meios de comunicação possíveis. 



Essa semana vi que houve uma "comoção" em redes sociais no sentido de que era um absurdo ele ser punido e preso por fazer piadas enquanto vários políticos estão soltos. Fotos como esta circularam no Facebook:



Agora eu pergunto para vcs (e esta é a razão que eu resolvi escrever esse post): o que vcs acham certo?

Que só pq a lei pode não ter sido aplicada da forma que gostaríamos no caso de alguns políticos é RUIM ela funcionar e ser aplicada em outros casos? Já que não funciona para uns não deve funcionar para outros? Isso seria o certo?

Esses posts que rolaram no Facebook me revoltaram. Gente, não dá para achar algumas piadas desse "humorista" (que me desculpe mas que eu acho um mau caráter, isso sim) engraçadas.

Para começar, o Rafinha Bastos foi eleito pelo jornal americano New York Times (como sabemos, um dos jornais mais importantes do MUNDO) a personalidade mais influente do Twitter, em março deste ano. Uma pessoa pública e notoriamente famosa e tão influente como ele tem que SIM ser responsabilizado pelos absurdos que fala. Há um limite do que é engraçado, do que é humor e do que se torna simplesmente grotesco, racista e absurdo. Isto não é de maneira nenhuma uma censura e sim uma questão de princípios.  

Se vcs acham os comentários abaixo engraçados, por favor me expliquem pq eu não consigo entender como tem pessoas que defendem ele ou que achem esse tipo de coisa engraçada:


1. Em entrevista à revista Rolling Stone do mês de maio de 2011 ele causou polêmica quando declarou:
"Mulheres feias deveriam agradecer caso fossem estupradas, afinal os estupradores estavam lhes fazendo um favor, uma caridade."

Por esta declaração, Rafinha Bastos foi acusado de fazer apologia ao estupro e foi investigado pelo Ministério Público Federal. A Secretaria de Políticas para as Mulheres emitiu uma nota repudiando as piadas do apresentador e afirmando que tais declarações fazem apologia ao crime de estupro.


2. “Toda mulher que eu vejo na rua reclamando que foi estuprada é feia pra caralho”
Trecho de piada de Rafinha durante seu show de stand-up comedy

3. “É octógono, cadela! Põe esse nariz no lugar.”
Comentário no CQC sobre a dificuldade da apresentadora Daniela Albuquerque, da RedeTV!, em pronunciar a palavra "octógono"


4. “Aí, órfãos! Dia triste hoje, hein?”
Post publicado em seu perfil no Twitter no Dia das Mães deste ano
5. “Já comi muito a mãe dele.”
Frase dita durante um quadro do "CQC" sobre a mãe do repórter Felipe Andreol
6. "Eu comeria ela e o bebê, não to nem aí." 
Piada feita quando soube da gravidez da Wanessa Carmargo.



Pela ultima frase, o Rafinha Bastos está sendo processado pela cantora, que obviamente não achou a MÍNIMA graça dessa "piada" (se é que podemos chamar isso de piada). 

Se ele for condenado, poderá pegar até três anos de prisão. Rafinha também é processado por Wanessa em uma ação cível, no valor de R$ 100 mil. Ela já disse que não existe a possibilidade dela fazer um acordo. 

Wanessa diz que quando ouviu o comentário de Rafinha se sentiu indignada e machucada. "Em quase 11 anos como cantora já me senti e fui ofendida, já me julgaram de diversas maneiras, mas foi uma escolha minha quando resolvi seguir essa carreira e dar 'a cara a tapa', porém, desta vez foi diferente. Rafael Bastos ofendeu, agrediu verbalmente, ironizou e polemizou com o meu filho".

Algumas semanas atrás, quando ele foi questionado pela coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, sobre piadas envolvendo o ator Fábio Assunção e a Nextel ao dizer que esta "é celular usado por traficante", Rafinha escreveu através de e-mail: "Chupa o meu grosso e vascularizado cacete".


Para quem não sabia de todas as "piadas" acima, vcs agora acham legal esse movimento que occoreu essa semana no Facebook? Eu, pessoalmente, não acho... E fico triste de ver como as pessoas não entendem que realmente, a nossa justiça pode ser lenta e muitas vezes injusta. Mas ela está ai e precisamos respeitá-la. Ela tem que ser aplicada a todos igualmente. Infelizmente não é em alguns casos, estamos carecas de saber disso. Mas em outros é, como exemplo perfeito temos o caso dos Nardonis que estão presos, cumprindo pena máxima, enquanto a Casey Anthony em um caso paralelo muitooo similiar foi absolvida e está curtindo a liberdade nos Estados Unidos, beneficiada por brechas na lei e advogados super competentes. Então antes de criticar a justiça brasileira (mesmo que a gente tenha TANTO para criticar mesmo) vamos cair um pouco na real e pensar em qual "mundo" queremos viver.

Estou no "time" do "Rafinha NA CADEIA JÁ!". Dêem uma olhada nesse pequeno texto que li em um blog e achei muito interessante e correto:

"Então aí está você, o usuário da internet, o telespectador da televisão, o 'reprodutor' das idiotices do momento. Aí está você, na sua posição confortável, achando que a ética é só pros meninos de rua, que o feminismo é viagem de mulher feia, que o trabalho digno é só pra sua classe... 

Até que um playboy embriagado atropele alguém que você ame, até que o piadista ofenda alguma minoria que te comove, até que você seja o funcionário público explorado em questão, até que você seja o cara escravizado pela Zara, até que você chegue aos 65 anos, até que sua filha enxergue a lingerie como o único meio para convencer um homem, até que sua irmã seja estuprada, até que o machismo pise no seu calo... Até que o afetado seja você... Até que alguma coisa te faça acordar...

Não é atoa que os políticos continuam roubando. Quando eles chegam ao poder, se comportam como você. Eles já estão onde querem, já podem roubar de você e distribuir com quem lhes interessa. Eles não estão sendo afetados e assim como você, pouco se importam com as causas alheias.

Talvez seja o caso de você aproveitar sua falta de empatia, ética e bom senso, para se lançar candidato nas próximas eleições. ;)"


E VCS? O QUE ACHAM?

XX,
Nanda

30 comentários:

  1. Tirou as palavras da minha boca. Esse cara está se mostrando BURRO, prepotente, arrogante...não tem humildade para admitir que pisou na bola...muito pelo contrário, está espalhando a merda que fez...ironizando a justiça brasileira, tratando o judiciário com descaso e se ferrando cada vez mais...porque está perdendo cada dia mais empatia das pessoas. Babaca e zero engraçado. Fazer graça às custas de desrespeito e dor alheia não tem a menor graça...só demonstra mau caratismo. Concordo com cada vírgula que você falou. beijos!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional Nanda!!!!! Quando vi no twitter que vc tinha subido um post sobre o rafinha, fiquei com medo de ser mais um desses protestos ridículos contra sua saída do cqc e a pena que ele poderá cumprir. Acho lamentável ver que algumas pessoas aderem a causas sem nem saber e refletir minimamente sobre o acontecimento, simplesmente acatam a primeira opinião polêmica que vêem pela frente. Gostei bastante desse post do marcelo rubens paiva, ajuda muito a pensar nos limites do humor http://blogs.estadao.com.br/marcelo-rubens-paiva/o-que-aconteceu-com-rafinha-bastos/
    Beijos e que bom que vc voltou!

    ResponderExcluir
  3. Vamos ser sinceros, humoristas que são pagos para zuar com o "mundo" todo, sempre soltam piadas indesejadas, ele não foi o primeiro e nem será o ultimo.. e o caso da Wanessa, sinceramente, não achei nada de mais, e acho que ela ta soltando muito fogo a toa. Soltando fogo porque pode, porque quer, e porque se acha a coitadinha da história.. a pelo amor de Deus, tem coisa melhor pra fazer não? vai cuidar da carreira, que pelo visto está um coco.. (sempre foi) Tudo bem, não vou discordar que foi uma piada de mal gosto sim, mas precisava fazer esse carrossel todo? Sou a favor do Rafinha, pois acho que ele pode continuar sendo humorista, mas aprendendo com seus erros e diminuindo as piadinhas ofensivas.. e o que foi o video que ele fez na churrascaria? RI HORRORES!!! ahahahahahahahaha ultima frase: Wanessa (who?) ABAIXE SUA BOLA!

    ResponderExcluir
  4. Carol, pelo visto através do seu próprio comentário, ele não aprendeu nada com os erros.
    A nossa juventude está muito idiotizada. Tenho mta vergonha alheia de quem assiste Pânico, CQC e essas porcarias.
    Esse Rafinha Bastos é um imbecil completo. Tomara que se foda mesmo!
    No mais, o texto do blog que vc postou por último tá perfeito. Todo mundo acha tudo mto engraçado qdo a realidade é distante. Espero que a Carol aqui em cima não tenha que passar por nenhuma situação ruim pra aprender que certas coisas não tem graça.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou completamente a favor do humor como forma de sátira ou até para fazer as pessoas pensarem sobre certos assuntos, mas é verdade, quando você é uma pessoa publica e sabe que o que voce falar vai ter repercussão, tem que pensar no seu público alvo e quem voce quer atingir, existem certas piadas que a não ser que seja entre pessoas proximas que gostam de humor negro não se pode fazer publicamente, conheça seu público alvo..

    ResponderExcluir
  6. concordo com o post, mas vale ressaltar que ele jamais cumprirá pena de prisão por tais comentários. não no Brasil, primário e com bons antecedentes. no máximo alguma pena restritiva de direitos ou multa..o que, a meu ver, não seria nada mal.

    ResponderExcluir
  7. Concordo Sa Lucas, e tomara que o Rafinha se foda mesmo que nem a anonima disse. Pague pela falta de humildade e por se achar acima da lei e dos bons principios... Varios humoristas engraçadissimos que nao precisam falar o que ele falou para "fazer piada" e "causar". BABACA esse idiota!

    ResponderExcluir
  8. Ah, e realmente, sabemos que na pratica ele de fato nao ficara preso... Isso eh um fato... Mas tb nao acho nada mal a pena restritiva de direitos!!!! Espero so que ele passe um perrengue e gaste dinheiro com advogados e seja condenado na esfera civil naquele valor de 100 mil. bjssss

    ResponderExcluir
  9. Nanda, tambem nao curto as piadas do rafinha, mas acho que ele tem o direito de se expressar dessa forma. Apesar deu pessoalmente achar de mau gosto, continuo achando que o proposito dele nao é ofender e sim divertir. E tem muita gente que se diverte. Essa piada do estupro com mulheres feias existe tambem em um quadro do zorra total ha anos e ninguem fala nada...

    ResponderExcluir
  10. Nunca entendi como as pessoas podem achar graça de certas piadas. Fazer humor é para poucos, pouquíssimos! E jamais deveriam rir do que ofende, denigre, humilha. A piada tem que ser inteligente, justamente, para não pecar em nenhum item. Quem acha engraçado o que o rapaz diz, deveria passar por uma dessas mazelas, o estupro, por exemplo. Veria que, de fato, NÃO TEM GRAÇA!

    ResponderExcluir
  11. a sociedade brasileira e ofendida quase q diariamenten com a sucessao de escandalos do primeiro escalao do governo. e isso ha bastante tempo, desde o mensalao! nao me lembro de tamanha comocao e debates sobre a TOTAL. falta de apuracao e punicao dos responsaveis! O sr. Zeze de Camargo, pelo que me recordo, subia em palanques e fazia shows para politicos notoriamente corruptos e ganhava por isso um bom dinheiro! Cade a indignacao? Acho que o Rafinha foi infeliz sim mas na atual conjuntura isso nao e nada! Homens publicos, q praticam crimes graves estao a solta e, pior, sao reeleitos, como esperam lisura e retidao do cidadao comum? Guardem sua indignacao para algo que realmente valha a pena e que trara um beneficio direto para a sociedade! Acho que esta celeuma toda em torno deste fato esta extrapolando o limite do razoavel! No nosso momento historico atual nao ha qq tipo de respeito pelo cidadao, isto partindo de nossos governantes que esfregam diariamente em nossas caras suas mentiras deslavadas e roubam de nosso povo em setores como saude, educacao etc. A Sra Wanessa, caso realmente tenha se sentido ofendida, tem como buscar ajuda para superar o trauma. Ja o povo...

    ResponderExcluir
  12. Realmente ele tem feito piadas de muito mal gosto.Tudo tem que ter um limite e ele parece não saber disso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu no começo achei um exagero a prisão dele. Mas, depois que fui investigar, saber mais do assunto, realmente vi que ele merece sim uma penalidade.
    Deixá-lo impune daria no mesmo que deixar um político ou qualquer outra pessoa impune. Tá errado e pronto.
    Essa primeira imagem que você botou está super circulando no facebook. Eles só não querem que o Rafinha não seja punido porque GOSTAM dele. Se fosse um político fazendo isso, tipo o Bolsonaro, gritariam: "Cadeia já!" Acho uma hipocrisia isso. O que é errado pra uns, pra outros não é tanto? Imbecilidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Ana claudia, faço de suas palavras as minhas!! comentário muito inteligente e que de fato pode mudar um pouco a mente dos que estão passando a mão na cabeça da coitadinha da Wanessa!

    ResponderExcluir
  15. Ele esta errado e ponto final. E dai que a Wanessa quer processa-lo ? Ela esta dentro do direito dela, mesmo que muito a achem cafona, ruim, ou qualquer coisa do genero, e direito dela.

    Esse bossal defeca pela boca porque ninguem ainda o incomedou. E outra, quando ele for condenado ( torcendo muito pra isso), quero morrer de rir de uma pena bem alternativa pra ele.
    Depois que ele deixar de ser reu primario, ele vai pensar muito bem antes continuar a falar tanta besteira sem ser julgado ou questionado.

    Parabens Nanda, post muito bem feito e explicativo.

    ResponderExcluir
  16. acho esse cara um completo imbecil e tem que ser punido pelas Mer*** que anda falando das pessoas e com as pessoas... Qualé a graça em dizer que muher feia tem que agradecer por ser estuprada?? gente, só um babaca p falar issoou uma babaca p defender uma pessoa que tem coragem de falar isso... Nanda, amei seu post...

    ResponderExcluir
  17. 1. Os shows dele são pagos, assiste quem quiser.
    2. A televisão tem outros canais para se assistir.
    3. Você absorve o que quer e propaga no mesmo sentido.

    Concluindo, tá na hora de o espectador se preocupar com sua vida do que com o sentimento dos famosos e melhor que mudar de canal ou site é ler um livro.

    Sem mais.

    ResponderExcluir
  18. Apoio a wanessa , apoio o texto escrito aqui , e o rafael é um otimo humorista , só que passa dos limites , e isso deve ser punido .

    http://missctheblog.blogspot.com/
    Cinthya Castro

    ResponderExcluir
  19. nanda achei o seu post ótimo, concordo com tudo. sinceramente ele passou dos limites, sim a wanessa tem seus direitos e esta protegendo alguem que se quer nasceu e nao tem como se defender, agora pedir 100 mil do rafinha bastos tbm é demais.. se ela ganhar espero que ela faça uma doação. E que ele e o Danilo que também já soltou umas piadinhas desnecessárias aprendam. o que me deixa indignada nessa historia é o fato dessa comoção por uma artista, e nao com as varias mulheres brasil a fora que ja foram vitimas de estupro!!!! amanda s.

    ResponderExcluir
  20. fernanda, antes de vc falar mal de um humorista por estar fazendo uma piada (parte do trabalho dele) vc deveria re avaliar o seu outro blog... aquilo sim é de um mal gosto absurdo.

    ResponderExcluir
  21. Qual outro blog querido anonimo??? O "Nanda Surfistinha", o dos fas do NX Zero ou o que eu escrevo sobre zoofilia??? Tenho tantos blogs... just wondering! bjssss

    ResponderExcluir
  22. Gente, numa boa, 100 mil reais com certeza nao faz a MINIMA diferença na vida financeira da Wanessa Camargo e com certeza ela e a familia ja doam MT mais que isso por ano para ONGs, enfim. A imprensa toda fala de como os Camargos sao super generosas e uma familia super humilde. A questao nao eh essa!!! A questao eh o cara ser punido... O que ele merece MT!!!!

    ResponderExcluir
  23. Nathália L. Álvares24 de outubro de 2011 às 22:23

    E além de tudo q o Bastos falou, o CQC quando se desculpou, pediu desculpas ao marido da Wanessa, ok q o Marcus foi atingido, mas a maior vitima da história foi a Wanessa... O Brasil é um país extremamente sexista, isso é muito triste e ñ motivo pra piada. Outro comentário infeliz do Bastos foi sobre a amamentação em público, não me lembro ao certo o que ele falou, só sei q ele acha que as mulheres existem apenas para satisfaze-lo sexualmente...
    Não sei como uma pessoa que só faz comentários infelizes pode ser considerada humorista!

    ResponderExcluir
  24. Não entendo porque raios as pessoas estão confundindo o cú com as calças. Pergunto: se matar é pior que roubar, os ladrões não devem ser punidos? Esse racioncínio de que se os políticos corruptos não são punidos, um humorista que cometeu um crime menos severo também não deve ser punido é simplesmente sem lógica. De acordo com esta premissa, qualquer político ladrão pode argumentar "num país em que assasinos e traficantes andam impunes pelas ruas, porque eu, que não matei ninguém, não estuprei ninguém, não vendo drogas, só peguei um pouco mais do dinheiro que não era meu, mereço ser punido?" Capiche?
    Não acho que ele deva ser preso, até pq, ele nem vai ser, e o advogado dela sabe disso, mas acho que ele merece sim esse susto. Por uma questão de civilidade. Se desde pequenos aprendemos que ao ofendermos alguém, devemos nos retratar e dizer no mínimo, "poxa, pra mim tinha graça, mas desculpa, acho que viajei, não quis te ofender", pq ele que fez isso em rede nacional não precisaria. Sem contar que a única pessoa que está fazendo um fuzuê com isso é ele mesmo, tentando dar uma de charlie sheen tupiniquim. Acho só triste. Com um pouco mais de diplomacia e educação, nada disso precisava estar acontecendo.

    ResponderExcluir
  25. EXATAMENTE!!!!!!! Um comentario RACIONAL e perfeitamente logico, alem de Charlie Sheen tupiniquim ter sido uma analogia GENIAL AHAHAHAHH! Clap clap clap. Pena que nao se identificou, pq amei!

    ResponderExcluir
  26. quando vi que você ia falar dele eu fiquei com medo, achei que vc ia defender e graças a deus não defendeu porque eu só não acho ele um perfeito idiota, porque ninguém é perfeito!! muito bom esse trecho que você tirou do blog, assino em baixo!! as pessoas só vão se preocupar de verdade quando forem afetadas, enquanto é com o vizinho ta tudo bem.

    ResponderExcluir
  27. Magistral o post nanda! Pra mim, a explicação é simples: o ego do cara subiu a cabeça e ele achou que podia falar o que bem entendia

    ResponderExcluir
  28. Paulo Roberto da Fonseca26 de outubro de 2011 às 17:46

    Tenho muita pena de quem acha que o Rafael Bastos está certo, ou não deveria ser processado. Eu não assisto ao CQC ou ao Pânico, simplesmente por que não me identifico com este tipo de humor. Virou moda usar a midia e as redes sociais para falar mal das pessoas públicas que não gostamos. Eu não curto o som da Preta Gil, mas ela parece ser gente boa, acho Restart uma porcaria,porém conheço gente que "se amarra"... Só por que alguém tem a oportunidade de estar em um veículo de comunicação, seja ele televisivo ou rede social, NINGUÉM tem o direito de denegrir a imagem de outra pessoa. Ou será que alguém aqui acharia legal assistir no youtube alguém falando da sua mãe, dando nome e sobrenome, mostrando a foto... Tem muita coisa errada em nosso país sim, temos o poder de mudar SIM, aprendendo a VOTAR,a dirigir,comprar e principalmente a RESPEITAR o próximo. Para as pessoas que defendem o "humorista" em questão, boa sorte, seja feliz, que sua falta de discernimento nunca prejudique a quem você ama. Aos demais seres humanos racionais, MUITO OBRIGADO por suas palavras que me encheram de esperança em um país melhor para nossos filhos, FORÇA, AINDA VAMOS VENCER. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  29. Eu acho que as piadas dele sao altamente de mal gosto...

    ResponderExcluir