quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Vivendo Sem Pressão

Hoje em dia praticamente todas nós vivemos sob pressão. Todos os tipos de pressão.

Temos a obrigação de sermos bem sucedidas, seja qual carreira escolhemos, temos a obrigação de casar até uma certa idade, como se tivéssemos um prazo de validade, temos a obrigação de sermos a mulher-mais-gostosa-e-bonita do universo, a melhor mãe, a melhor irmã, a melhor amiga do mundo.

Comer chocolate e sequer passar em frente ao Mc Donald’s é proibido. Ter testa grande, cabelo cheio e seios pequenos é a morte, um trauma. Não ter namorado? Encalhada.

Sofremos todos os tipos de pressão para sermos a melhor em tudo, e ela vem de todos os lados.

Comecei a pensar muito nessa questão essa semana, devido a umas questões que foram  levantadas por causa de algumas coisas que eu escrevi, então senti uma necessidade absurda de escrever esse texto.

Eu passo o dia inteiro pensando… Penso em quem eu sou, do que EU quero pra minha vida e do que ME faz feliz. Aos meus atuais 28 anos posso dizer que mudei a maneira que não só enxergo diversas coisas a minha volta como talvez os meus próprios valores.

E estou aqui para dizer o seguinte:

Vc só tem uma vida, que é curtíssima (e milhões de filósofos, escritores e pensadores já te alertaram sobre isso) e a vida é SUA pra viver. E de mais ninguém. Até o brilhante David Guetta (ahahaha) nos ensina: LIVE YOUR LIFE BE FREE.

Seja QUEM VC QUISER. Faça o QUE VC QUISER. Qualquer tempo gasto com o contrario será um tempo perdido. Qualquer tempo perdido pensando em alguém, agora vou ser MUITO sincera, além de vc, será um tempo perdido.



Isso porque ninguém poderá te fazer feliz a não ser vc mesma. Não é um relacionamento, uma família, suas amigas que te farão feliz. Sim, tudo isso pode ser um acréscimo a sua felicidade, mas nunca torná-la plena.

Quantas pessoas que conheço que tem TAO mais do que eu, em todos os sentidos, que ao serem comparadas superficialmente comigo não conseguimos entender porque elas tem qualquer tipo de problema e infelicidade na vida…  Isso só serve para provar que a felicidade não é TER e sim SER. Não adianta ter dinheiro, não adianta ter um namorado maravilhoso, tudo que vc mais desejou, ser linda e magra. Tudo isso acho que não é nem 1% da nossa felicidade, como muitas acreditam.

Nossa felicidade vem de nós mesmas e de mais nada e nem de mais ninguém. Estar bem com vc e principalmente com os outros e sempre querer o bem dos outros. Não quero dar uma de Madre Teresa de Calcutá aqui e afirmar que vc tem que virar um Dalai Lama para ser feliz, mas vc precisa sim, se livrar de tudo negativo a sua volta.

Aos realcionamentos que acabaram, não guarde rancor. Um dia me disseram a frase mais genial que já ouvi: “um namoro é como um livro, que vc leu, amou, mas acabou”. Vc já leu esse livro. Lembre-se de como ele foi bom e divertido mas feche a capa e o coloque de volta na estante. Parta para outro livro, para outra história.

Além de lembrar de tudo de bom que aquele livro te acrescentou, vc precisar pensar como o genial diretor Baz Lurhmann nos ensina: “remember the compliments and forget the insults”.

Dentro desse mesmo tema, vcs mulheres já repararam como ao recebermos um elogio automaticamente discordamos? Exemplo: “Nossa, como vc emagreceu!”. Vc quase sempre fala “Ah, sim, mas faltam 28 kgs (ahahaha)”, ou algo do tipo “Não querida, eu engordei 300 gramas, é a roupa que eu to usando”. Desculpe o palavrão agora, mas PORRA ACEITA A MERDA DO ELOGIO! Alguém está falando bem de vc, apontando algo bom, e vc se AUTO coloca pra baixo? Deixe a pessoa te elogiar mesmo que vc não concorde e no fundo se sinta um lixo! Se vc conseguir começar a focar só nesses elogios e nas coisas boas que te falam, GARANTO que isso só te trará coisas boas. Ser positiva e otimista com a sua vida só te ajudara.

Ao enfrentar um problema, seja qual ele for, ridicularize ele. A maiora dos “problemas” e “estresses” que temos são por motivos tão insignificantes sabe? O único problema que existe é a saúde e a morte, para quais não temos saída. O resto, pense bem, são todos problemas fúteis. Todos sem exceção. Todos são pleanamente resolvíveis e reversíveis: sempre há uma solução – basta vc se acalmar e se concentrar em sair dele.

Um exemplo perfeito são as brigas na minha casa. A verdade é que minha família não tem problemas ahahah. Mas sempre rola aqueles estresses do estilo “Fernanda vc secou o rosto maquiado na toalha branca” ou “Fernanda seu almoço tá pronto na mesa há duas horas e vc ainda não comeu” e em seguida se inicia uma III Guerra Mundial. Sua mãe sempre vai te encher o saco. A função das nossas mães é se preocupar com coisas irrelevantes. Agora, se vc entrar nessa, ai sim vc transformará uma pequena coisa em um verdadeiro inferno. Quando esse tipo de coisa acontece comigo, eu simplesmente finjo que nem escutei… Quando não tenho essa opção, eu começo a rir (isso irrita muito a pessoa que tá cheia de raiva e afim de brigar, mas eventualmente ela ri também), e depois eu falo “Sério, a gente vai discutir por causa disso, mesmo???? É sério isso?”. E acaba ali, impressionante…  

Minhas amigas brincam que não existe pessoa mais autoconfiantevcs. A única diferença é a importância que eu dou para eles…

A diferença é que procuro ironizar, para mim mesma, tudo que eu mesma me convenço que é irrelevante. Exemplo: porque vc quer emagrecer tanto? Qual é a finalidade e a obsessão constante com a magreza? Vc tem certeza que tudo que vc faz é para vc mesmo ou para como vc quer ser vista na sociedade que vc vive?

Faça um exercício por que vc goste,  um esporte que vc GOSTA. A corrida para mim é algo necessário e libertador, que me alivia da minha ansiedade e funciona como um sonífero muito potente contra minha insônia… Posso não ser a pessoa mais magra e ter um corpo escultural (e estou longe disso) mas sou feliz com o que eu tenho. E acho que o mais importante é todo mundo também se convencer do quão isso é importante.



Já me diziam na escola e eu nunca vou me esquecer: “Se vc não se achar, ninguém vai te achar” e é isso mesmo. Se ache mesmo. Se ache a ultima bolacha do pacote e a pessoa mais exêntrica do mundo que isso mesmo que vc será ahahah. Se vc se achar feia, desinteressante, gorda e “menos” que outras pessoas, pode ter certeza que é assim mesmo que vc será vista. Então, independente daonde esteja e com quem esteja, seja vc mesma.

Quanto a parte de ficar bem com todo mundo, o que quero dizer também é que eu, pelo menos, penso que quanto mais amigos eu tiver mais feliz eu serei. Eu quero as pessoas próximas de mim, pessoas que gostam de mim, torcem por mim. Não negue amizades, não discrimine. Queira sempre acrescentar e não substituir. Canso de ver pessoas literalmente ignorando outras ou tratando mal as outras devido a “procedência” delas – não são do mesmo social, não são de um determinado grupo, não frequentam determinados lugares, e isso é extremamente feio e dispensável.



Todas pessoas tem algo bom a lhe acrescentar. Amigos são a coisa MAIS importante que temos. Sim, até mais que nossa família porque muito provavelmente seus pais morrerão muito antes dos seus amigos… Pensem nisso. Por isso que eu penso assim: quero todo mundo o mais próximo de mim possível!

Quanto aos relacionamentos, se vc se chateou com alguém, se decepcionou, pense de fato como isso é irrelevante. O motivo SEMPRE é irrelevante. Nem que a pessoa tenha te traído de qualquer maneira, feito qualquer coisa que tenha te deixado chateada, será que isso é tão ruim para vc mesmo carregar essa mágoa para o resto da sua vida sabe? Esqueça o que fizeram de ruim para vc e lembre o que fizeram de BOM… Guarde só as boas lembrança, sempre! Perdoe mesmo que nem te peçam perdão – e não faça isso pelo outro mas por vc. Pq vc precisa tirar isso da sua vida...



Como eu disse, só vc sofrerá ao carregar os seus próprios karmas. Ou seja, livre-se deles. Foque nas coisas boas. Trate todo mundo bem. AME os seus exs e os que já um dia te fizeram tão feliz! Pense em como se um relacionamento não tivesse terminado outro melhor ainda não teria acontecido em seguida… E torça para que eles também achem uma pessoa que lhes façam ainda mais feliz do que vc fez.

Isso é uma promessa (e já foi até um filme): tudo que vc fizer de bom sempre, sempre voltará para vc. Isso é muito bizarro e já se provou diversas vezes na minha vida.

Por ultimo, faça por favor sempre o que vc quiser, como eu disse. Vc não é obrigada a sonhar em ser uma banqueira ou advogada e trabalhar 17 horas por dia, se tornar infértil antes que tenha um “break” na carreira para ter um filho. Vc não é obrigada a casar com alguém só porque vc tem uma determinada idade, e muito menos com uma pessoa que para os outros pode “preencher os requisitos” mas está longe de te fazer feliz. Fique com quem vc quiser! Seja com um homem 10 anos mais novo que vc (Demi Moore e Madonna tão ai gente…), seja com um homem mais velho, separado e com “brinde”. Não se importe com as criticas em relação a sua vida em qualquer aspecto.

A única coisa na vida importante é VC ser feliz. E vc viver a SUA vida e não a que os outros esperam que vc viva…

O resto virá com o tempo, mas enquanto isso, a felicidade sempre estará presente. Sim, isso é mais uma promessa.

11 comentários:

  1. Nanda, a-m-e-i e me identifiquei muito! Quero deixar registrado aqui que sou muito agradecida pela vida ter nos aproximado mais!!! O texto ta maravilhosamente inspiring e bem escrito! Concordo com tudo e assino embaixo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, voce é demais Nanda! Tava precisando ler uma coisas dessas. No fundo, os problemas que nós criamos e perdendo tanto tempo pensando neles, são bem pequenos né?
    Deve ser o máximo ter uma amiga como você!
    Beijoss e continue sempre assim !

    ResponderExcluir
  3. Disse tudo, Nanda!! Eu concordo com o que você disse sobre os amigos, é muito bom ter vários que gostem da gente de verdade e que torçam a nosso favor. Mas sabe o que eu acho? As pessoas no Rio são mais alegres e mais amigas. Digo isso porque sou carioca, mas moro em Brasília, e aqui o pessoal é muito fechado e competitivo... é essa a impressão que eu tenho. Queria morar no Rio e ter amigas como você.
    Adoro seu blog! Não ligue para os comentários anônimos maldosos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre venho aqui, mas não comento. Porém hoje, não pude deixar de comentar.
    MARAVILHOSO o texto Fernanda! Amei, amei e amei
    Me identifiquei tanto com algumas partes :/
    Sua forma de escrever, não só esse texto, mas como as postagens do blog é maravilhosa
    Parabéns pelo texto. Vou imprimir e colar em um mural do meu quarto hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Arrasouuu!! Você escreve muitooooo bem!!

    Pena que nao moro no RJ, porque se morasse, ia querer te ter como amiga (deve ser ótima para dar conselhos) kkkkkk....

    Beijooooss
    Renata Carvalho.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto!!
    Tudo que vc disse está muito certo!!!!
    Já cheguei à essa conclusão várias vezes na minha análise, só falta eu realmente aplicar na minha vida!!!
    Energia positiva sempre!!!
    Beijos,
    Isabella Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. - Rafa, eu tb!!! gosto mt de vc!!! temos que nos ver toda semana agora!
    - Mayara: brigada!!! quando eu sou amiga sou amiga mesmooo ahahah sem meio termo. E eh verdade, nao vale a pena se estressar com besteiras na vida: como eu disse, os unicos problemas que nao tem soulçao sao a morte e a saude.
    - Barbara: super obrigada! ahahah! Eh verdade, aqui no Rio somos mt sociaveis, mas tenho 2 amigas que moram em Brasilia e gosto mt delas tb, sao umas fofas e pessoas muitoooo legais! Procura mais que vc acha!!! De uma chance pra todo mundo e de mais valor as qualidades que os defeitos :) beijosss
    - Nathalia: que bom que resolveu comentar!!!! amei que vc se identificou! Vou escrever mais textos das coisas que eu acredito e penso pra vcs! Acho que vcs vao gostar! vou preparar outro pra semana que vem. Obrigada pelos elogios!
    - Renata: ahahah adorei, brigada, brigada! Mas como eu disse, os nossos proprios conselhos sao os melhores! Siga o que vc acredita e as suas vontades SEMPRE! Ninguem esta no seu lugar e passando pelo o que vc esta passando. Eh mt diferente quem analisa de fora e as pessoas tem personalidades e necessidades, objetivos MTTTT diferentes. Esteja de acordo com tudo que vc acredita e com seu coraçao e sentimentos sempre, que so assim vc estara bem. Bjssss
    - Isabella: OBRIGADA!!!! ENERGIA POSITIVA SEMPRE PRA VC TB!!!

    beijosss a todas e obrigada de novo!

    ResponderExcluir
  8. Sabe daqueles textos enormes que você tem preguiça de ler nos blogs? Definitivamente esse NÃO É O CASO. Leio cada palavra do que você fala, Nanda. E sempre concordo com tudo!
    Gosto muito do jeito que você trata esse tipo de assunto. É direta e fala o que você sente de verdade. Você é muito esclarecida sobre esse tipo de coisa. Acho fofíssimo!
    Acredito muito no que você falou de que as coisas exteriores não são nossa felicidade, são apenas um complemento.

    E uma coisa que me revolta... POR QUE ESSA MALDITA NECESSIDADE DE SER MAGRA PRA SER FELIZ?
    Esse período tem sido bastante esclarecedor pra mim quanto à essas coisas. Tudo é questão de foco.
    Como você sabe, eu já to me formando na faculdade, minha vida tá uma bagunça. porém, eu to pouco ligando pra quem olha na minha cara no corredor e fala "nossa, tá cheia de espinha. Nem pra passar um corretivo" ou fala "nossa, ela engordou/emagreceu muito com essa coisa de TCC". Eu to pouco ligando! O que me interessa é me formar, ter meu diploma na mão! Estar magra e maquiada não vai me fazer tirar um 10 e me aprovar com louvor na banca. E é isso que eu gostaria de compartilhar com as pessoas aqui.
    A gente tem pouca idade, tem tempo ainda pra encontrar "o amor verdadeiro", pra casar, ter filhos... que seja. foque no que é importante pra você, e não pros outros. Estando focada, você se satisfaz com os resultados. E automaticamente as pessoas vão se aproximar de você, porque você irradia energia boa, confiança! Mesmo a pessoa mais linda do mundo fica feia de mau humor ou spreading sadness. Gostaria que vocês pensassem nisso além do que a Nanda já falou.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. É a primeira vez que eu comento no blog e depois de tudo que vc escreveu não tinha como né?? AMEI

    ResponderExcluir
  10. nossa nanda, muito bom tudo que você disse, o que importa não é o que você tem na vida mas as pessoas que você tem na sua vida e elas fazem toda a diferença. É tão importante nós nos aceitarmos, sermos felizes e levar em consideração apenas os elogios e viver de bem com nós mesmos! eu amo quando você escreve esses textos que fazem a gente pensar! parabéns querida! beijos

    ResponderExcluir
  11. muito inspirador..é muito bom ver como vc foge da alienação de forma tão inteligente!!!

    Parabéns!!!!!

    XX

    ResponderExcluir