segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Hunt Hunt de Dieta: Iogurte no Café da Manhã

Me pediram para dar mais dicas da minha dieta, então aqui vai gente!

Hoje a dica é sobre o café da manhã, a refeição MAIS IMPORTANTE do dia. Se vc toma um bom café da manhã, seu dia funciona diferente. Além de vc não sentir tanta fome durante o dia, seu dia começa com o pé direito e vc já condiciona o seu corpo a funcionar melhor e "trabalhar" a seu favor na sua dieta. 

Então vamos lá.


Na minha dieta, eu consumo no café da manhã um iogurte de 250 com aveia. Esta aveia pode ser substituída por granola SEM açúcar ou linhaça também, mas a melhor opção para vc é a aveia, que possui mais benefícios e probioticos. Se vc consome o iogurte com aveia, não consuma outros itens do seu café da manhã com linhaça ou granola. Escolha uma dessas 3 opções se não seu café da manhã se tornará muito calórico. 

Meu café da manhã balanceado constitui o seguinte:

- 2 torradas integrais com poucas fatias blanquet de peru /ou manteiga light (vc pode substituir essa manteiga light por ricota. Eu não como queijo então passo LONGE da ricota ahahah)



- um mamão 

- 250 ml de iogurte SEM GORDURA batido com 2 colheres de sopaaveia em um potinho




- 1 café nespresso

Antes eu consumia um suco de laranja também, mas depois que aprendi um pouco sobre a dieta gracie, aprendi que os sucos são muito ácidos e devem ser consumidos na colação e nos lanches, isolados das refeições principais.

Sei que o suco de laranja é BEM calórico mas ele melhorou bastante o meu sistema imonologico e eu nunca mais fiquei doente, então super recomendo um copo grande por dia.

Agora vamos aos benefícios do que eu como:

Aveia

A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas e carboidratos e fibras.
Ela proporciona um bom funcionamento intestinal, a diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados.
Porém, para fazer efeito a aveia tem que ser consumida todos os dias.


A aveia contribui para melhorar o bom funcionamento do organismo e é funciona para prevenir muitas doenças e para o bom funcionamento da saúde de diversos órgãos do corpo. Alguns dos benefícios da aveia são o melhoramento do sistema imunológico e combate infecções, o bom  funcionamento do intestino, o controle da quantidade de açúcar no sangue, a diminuiçao do colesterol ruim e controle da pressão arterial. Alem disso, a aveia acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental e ajuda acalmar e suavizar a pele em casos de eczemas, dermatites atópicas e urticária.
Granola


A granola eu prefiro consumir com um Yogoberry, a tarde, na hora do lanche. Fica muito gostoso o Yogoberry com granole e mel. Ela é composta por cinco cereais: a aveia, arroz, milho e trigo. Todos são torrados.
Algumas podem conter, mel, açúcar mascavo, uvas passas, maçã, castanha, semente de linhaça e outras frutas secas. Por estes motivos a granola contém ferro, proteínas e também as vitamínas A, B, C, que podem ser consumidas por qualquer pessoa, sem contra indicações. A granola ajuda seu intestino a funcionar corretamente, mas para algumas pessoas, o efeito pode demorar.


 Se vc tornar constante a alimentação com granola e ser perseverante, o intestino começará a normalizar gradualmente. Além disso, os minerais presentes na granola, em especial o zinco e o selênio tem a capacidade de prevenir o envelhecimento das células por serem antioxidantes.

Iogurte
Opção econômica, o iogurte natural pode (e deve) ser feito em casa, sem precisar de iogurteira, fermentado a partir de leite de origem animal (preferencialmente de produção orgânica e não pasteurizado) ou vegetal (castanhas, amêndoas e outros), com o uso de uma cápsula de probióticos de alta qualidade. O produto dessa fermentação apresentará várias espécies benéficas de bactérias, responsáveis pelo bom funcionamento da flora intestinal e do organismo como um todo. Assim, cabe ressaltar que o benefício atribuído ao iogurte tem origem nessas bactérias, e não em sua base, o leite.
É grande a importância de uma dieta repleta de probióticos. Diante de uma alimentação altamente industrializada, a quantidade de bactérias benéficas que ingerimos é muito pequena. Essa questão, somada a outros hábitos nocivos, como o grande consumo de carnes com antibióticos, promove o enfraquecimento de nossa flora intestinal, favorecendo a multiplicação de bactérias nocivas. Assim, várias doenças estão sendo associadas a baixos níveis de bactérias benéficas no organismo, como: acne, alergias, infecções respiratórias, baixa imunidade, Sindrome do Intestino Irritável, entre outras.
Um intestino saudável é capaz de defender o organismo contra vários invasores. Dentro de um cólon saudável existem cerca de 100 bilhões de bactérias benéficas por milímetro, enquanto num organismo tipicamente empobrecido pela alimentação industrializada, a concentração não passa de quatro ou cinco (unidades, não bilhões!). Ou seja, a diferença é muito grande, o que reflete claramente na saúde da pessoa.

Dessa forma, os benefícios do consumo desse tipo de iogurte incluem: redução do colesterol, melhora na digestão de carboidratos e no funcionamento do intestino, minimização de alergias e intolerâncias alimentares, reforço da imunidade, minimização de infecções por fungos, entre outros.

Receita de um iogurte natural típico

Ingredientes:
Leite de vaca, cabra ou amêndoas e cápsula de probióticos (para obter produtos de alta qualidade, prefira ingredientes de origem natural ou orgânica)
Como fazer:
  • Em um recipiente limpo (sugiro escaldá-lo), adicione o leite, a cápsula e misture
  • Tampe o recipiente e leve-o para um local onde a temperatura possa se manter entre 37° e 42° graus
  • Aguarde entre quatro e seis horas (observe o odor característico). Com o tempo, vai descobrir o ponto certo para o seu gosto.
  • Após completo o processo, mantenha na geladeira.
  • Consuma com granola, mel, frutas, usado em bebidas ou em outras receitas.
Sugestão: na geladeira, guarde uma pequena porção para ser usada no preparo de outro iogurte. Assim fará render a mesma cápsula por um bom tempo.

Bom é isso gente! Gostaram?

XX,
Nanda

9 comentários:

  1. Nanda, adorei as dicas! Só tenho uma dúvida, na receita do iogurte qual a quantidade de leite para uma cápsula de probióticos? Qual a marca da cápsula que você usa?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. nanda, qual capsula e essa?? seria essa aqui ?http://www.bemestarizumi.com.br/2011/03/10/fermento-bio-rich/

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Necessito URGENTE de aveia, então. Ando nervosíssima!HAHAHAHA Nabda, falando em iogurtes, você sabe se esses frozen também fazem bem ao organismo ou são só "sorvetes menos calóricos"? beijinhos

    ResponderExcluir
  4. cafe da manha mt calorico!!!!isso eh cafe da manha de quem gasta 3000 cal por dia

    ResponderExcluir
  5. AMO suas dicas de dieta! Acompanho faz pouco tempo seu blog, mas to adorando, todo dia venho aqui, adorooo!

    ResponderExcluir
  6. eu amo aveia e granola, eu me considero uma pessoa de sorte por gostar dessas coisas, por gostar de salada e principalmente pela minha avó ter me ensinado a comer essas coisas porque eu tenho amigas que só comem coisas nada saudáveis

    ResponderExcluir
  7. adoroooo essas dicas de alimentação! Poste sempre que possível :D

    XX

    ResponderExcluir
  8. amo suas dicas de dietas....sério!!! posta mais =D

    ResponderExcluir