domingo, 18 de setembro de 2011

Carioca do Dia: Anderson Brandão

Muitas vezes já falei para vcs do Anderson, meu treinador e quase que personal coach. Me disseram que fazer aula com ele mudaria minha vida, e de fato mudou! Graças ao Anderson, não só sou uma pessoa muito mais saudável, como comecei a praticar e me interessar por alguns esportes novos, como o ciclismo. Falei para vcs que eu sonhava em fazer o Tour de France e a Maratona da Disney (nossa, falta muitooo para eu chegar lá) mas quem faz toda a minha preparação é ele! Recomendo sempre!!!

Segue abaixo a entrevista do Anderson com várias dicas que ele dá para nós alunos.




Idade e descrição:

Tenho 32 anos, sou casado, tenho um filho de 2 anos de idade e um bulldog francês de 3 anos. Me formei em Educação Física na Universidade Castelo Branco e sou especialista em Fisiologia do Exercício e Avaliação Morfo-Funcional pela Universidade Gama Filho, ambas, no Rio de Janeiro. Atualmente, dedico meu tempo a ensinar pessoas a conseguirem resultados significativos através de uma nutrição inteligente e do treinamento físico personalizado. Também pratico triatlhon e meu maior objetivo é me classificar para o mundial de Ironman que é realizado todos os anos na ilha de Kona no Havaí.



Como vc descreve o tipo de treinamento que vc dá aos seus alunos?

Procuro aplicar treinos objetivos, exigentes e que tragam uma percepção de esforço de moderada à difícil, sem contudo, provocar uma experiência negativa (dor ou cansaço excessivo) em meus clientes. Não existem milagres! Para treinar comigo é preciso ter isso em mente. Os resultados são rápidos, mas é preciso suar a camisa. Em uma rotina normal de treinos, temos exercícios cardiovasculares intervalados e uma série de força realizada na musculação. Mas, procuro incorporar outras atividades às rotinas planejadas para cada cliente. Se ele gosta de pedalar, por exemplo, incluo treinos de ciclismo ou ciclismo indoor no programa de treinamento, tornando mais prazeroso conseguir resultados.



Qual é o seu objetivo ao dar as aulas?

Para realizar um bom treino é preciso estar descansado e bem alimentado. Mas, o mais importante é ter de forma bem clara, qual o objetivo do treinamento e o que será feito para conseguir o que se espera. É preciso preparar o corpo e principalmente a cabeça para conseguir grandes resultados. Nos momentos de fragilidade, é ela que irá manter o corpo de acordo com a meta. A maioria das pessoas fogem da dieta assim que são testadas; isso é um ótimo exemplo. De que adianta "maltratar" seu corpo na academia e entupi-lo de gordura, álcool e açúcar depois?



O que é essencial para um aluno render bem no treino?

A alimentação de meus clientes é sempre rica em cereais integrais, frutas, verduras, legumes, carnes magras e gordura inteligentes. Tudo distribuído em uma dieta organizada por um nutricionista de minha confiança e dentro da realidade de cada cliente. Para o cálculo dietético, recomendo a calorimetria de repouso. Este método é a forma mais eficiente de calcular o metabolismo de qualquer pessoa, evitando assim, erros nas quantidades de calorias consumidas.




Quais comidas vc considera proibidas? Como deve ser a alimentação de alguém que treina com vc?

Sou rigorosamente contra dietas da moda, remédios para emagrecimento e muitos tipos de alimentos. Acho, que ninguém deve consumir um pouco de algo que não fará bem a saúde. Mas isso não quer dizer que meus clientes não consumam doces ou bebidas alcoólicas de forma moderada. Porém, recomendo evitar qualquer tipo de alimento rico em gordura satura, altamente industrializados ou fritos. Batata frita, sorvete, brownie e biscoito recheado são bons exemplos. Costumo brincar, que ao comer um destes alimentos, irão imediatamente para a barriga. Já dei boas gargalhadas com isso.

Qual é o tipo de treino ideal para perder peso rápido?

Para perder peso rápido é preciso pensar no que é mais importante: o tempo em que não estamos treinando! A conta é bem simples; quantas horas por mês você treina? Na melhor das possibilidades, uma pessoa comum se exercita 20 horas por mês. Um mês, tem aproximadamente 720 horas. Mas a maior parte das pessoas, só fazem as coisas corretas quando está treinando (ainda que o treino não seja o mais indicado para ela). Então, o que é melhor? Fazer tudo correto durante o treino ou fora dele? Ensino meus clientes a fazerem os dois e assim, os resultados são mais rápidos.
Um outro ponto importante é que não acredito que meus clientes precisam ficar eternamente comigo. Vejo muitas pessoas dizendo: o meu Personal é excelente! Já estou com ele a 5 anos. Então me faço a seguinte pergunta: teve resultados todo este tempo?
Meus clientes me procuram por quererem resultados rápidos e eu resultados lógicos. É preciso definir bem o que se quer, mas nos últimos 10 anos, meus clientes sabiam o que não queriam. Eu precisei mostrar a cada um deles o que era preciso fazer, mas sem ficar ocupando o tempo e principalmente gastando o dinheiro deles.



Quais foram os melhores resultados que vc já viu?

Tive resultados fantásticos nos últimos 10 anos. O caso mas recente, foi a de uma cliente que me procurou em uma segunda-feira às 6 horas da manhã, na academia. Ela nunca havia me visto, nem ao menos sabia de minhas qualificações. Simplesmente procurou a recepção e perguntou: é aqui que trabalha o PersonalLeblon, procurar um Personal que tem mudado a vida das pessoas!" Então, ela me disse que estava aproveitando antes para me conhecer, hahahah!
Nunca conheci a pessoa que me recomendou e muito menos sei onde ela ouviu esta lenda urbana. Mas minha cliente ficou muito impressionada e resolveu me procurar. Ela já perdeu 12 quilos e parou de fumar. Estamos juntos à 11 meses e a meta dela é perder mais 4 quilos de gordura e depois, ganhar mais 4 quilos de músculos. 
Mas o meu maior caso de sucesso, foi um cliente que perdeu 32 quilos e ao longo de 5 anos: correu 10 provas de 10 km, 7 meias maratonas, 1 maratona, dois meios Ironmans, uma etapa do Tour de France, e agora, está treinando para fazer o primeiro Ironman. Iremos fazer esta prova juntos! Mas o primeiro meio Ironaman dele foi inesquecível. Era aniversário dele e fiz a prova toda ao seu lado. Devia isso a ele. Hoje pesa menos que eu, hahaha.



Quais conselhos vc pode dar para alguém que sonha em fazer uma maratona?

Se você está pensando em fazer uma maratona, lembre-se desta frase: se quer ser campeão, corra os 100 metros rasos. Mas se quer mudar de vida, corra uma maratona!!!! 
Para conseguir é preciso mudar de vida. Contrate profissionais competentes, siga o planejamento e aproveite cada metro. É emocionante!!! Recomendo iniciar por uma maratona plana e de preferência com clima frio.

E começar a pedalar? 

Se pretende começar a pedalar, lembre-se de usar o capacete! Andar de bicicleta é muito divertido. Mas a segurança deve vir em primeiro lugar. Se não sabe andar ou tem medo, contrate um professor para lhe mostrar o que fazer e vá fundo. Cada bicicleta na rua significa um carro a menos!!!! O mundo agradece e você vai chegar mais rápido em 99% dos casos.



E suplementos? Indica algum?

Sou um dos maiores defensores dos suplementos alimentares. Eles foram desenvolvidos para ajudar você a maximizar resultados!!!! Mas todos os suplementos devem ser consumidos com a orientação de um nutricionista. 

Pq vc diz que é tão importante fazer musculação? É tão chatooooo!

Musculação aumenta o metabolismo, faz você ganhar peso bom (músculos) e perder peso ruim (gordura). Desta forma, você irá perder mais peso ruim, da forma mais inteligente que existe: sem treinar! Aumentando sua massa magra, você aumentará também seu metabolismo, gastando mais energia durante o tempo todo (não só quando treina). Estas calorias gastas a mais, ao final de alguns meses, podem representar alguns quilos de gordura a menos em sua composição corporal. Musculação já!!!!!



Obrigado pela oportunidade de falar para seus leitores. Eles podem receber mais dicas e informações em www.seupersonaltrainer.com.br ou ainda me seguirem no Facebook ou no Twitter.

9 comentários:

  1. ele eh sinistrooooo...7kg em 2 meses..o cara eh foda

    ResponderExcluir
  2. Anderson é um amigo/treinador de longa data e excelente profissional.

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, ficou MUITO legal!! Parabéns!! Como sou o "tal" dos 32kg e Maratona, L'Etape du Tour e Meio Ironman posso dizer com segurança: o Anderson é o que há... Mas repito as palavras dele: não existe milagre nenhum, é ouvir o que ele diz e FAZER O QUE ELE FAZ. Disciplina é essencial. Ah, e que legal que vc quer fazer o L'Etape também!!!! Em 2012 é bem provável que eu faça um (mas estarei em lua de mel, então tenho que combinar com a patroa hehehe).
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gustavo, como eu sempre falo: meu SONHO SER UMA MINI-GUSTAVO ahahahaahahh! estou louca para fazer a Tour de France! Quem sabe sim um dia junto com vc e com o Anderson! Super obrigada pelos elogios ao blog e PARABENS E MTS FELICIDADES no casamento :) beijaoooo

    ResponderExcluir
  5. O Anderson é um grande profissional e muito determinado.Parabéns excelente matéria.Kona é uma realidade.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Anderson é SUPER querido! Tive a oportunidade de ter contato com ele esses dias e ele é um amor! Eu não conheço o trabalho dele, mas pela entrevista e pelos seus relatos praticamente diários, dá pra ver que ele é ótimo no que faz mesmo! Pega no pé dela quando ela quiser comer bolo, Andersoooon! HAHAHAHA Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
  8. eu to precisando super começar a fazer musculação, enrolei o ano inteiro, ain credo, esse mes eu começo!!!

    ResponderExcluir
  9. esse tipo de post é inspirador, sério!

    XX

    ResponderExcluir