segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Hunt Hunt de Dieta: Corrida

Conforme prometido, vou tentar todo dia (ou pelo menos dia sim, dia não) fazer um post novo com dicas para emagrecer.

 Assim, também, vcs podem me acompanhar e avaliar se elas funcionam mesmo ou não, e presenciar a minha batalha sofrida e diária para chegar aos 50 kg.
Vamos ver se eu consigo!!!!

A minha primeira dica que acho SUPER essencial é sobre a aula de running.
Esse tipo de aula se tornou comum em diversas academias e eu pessoalmente acho que é uma das formas mais eficazes para emagrecer MUITO RÁPIDO.



Outra coisa que eu quero falar, antes, também, é que eu sou muito contra remédios para emagrecer. Vc realmente pode ter uma perda de peso rapidíssima e poder até comer o que quiser, mas vc pagará um preço muito alto no futuro. Primeiro pq a não ser que vc continue tomando o remédio o resto da sua vida, vc VAI, fato, engordar tudo de volta. Segundo que, além de todos os problemas de saúde que vc pode desenvolver por causa do remédio, vc pode realmente ficar completamente pirada.

Tem pessoas que fizeram a dieta ortomolecular no Rio e tomaram um remédio louco que deixou elas completamente desequilibradas. Brigavam com todo mundo, choravam a toa... Desenvolveram um comportamento agressivo e anormal. Tomem cuidado, por que se vc escolher esse caminho, pode ser vc enfiando o seu carro em um muro em um acesso de raiva e estresse inexplicável.
Não tome remédio para emagrecer gente, pelo amor de Deus, a não ser que vc queira virar o demonio do tazz.


Isso sendo dito, a minha recomendação para ficar com um corpo incrível é malhar mesmo e fazer dieta. Não adianta. Um não funciona sem o outro.

Agora as minhas observações sobre a aula de running. Gente, correr EMAGRECE ABSURDAMENTE. Em nenhum outro exercício aeróbico vc vai sentir que secou tanto quanto com a corrida. Isso eu garanto por que eu já fiz a maioria! Acho que transport não se compara a corrida alem de  ser um saco.

Os primeiros 20 minutos da corrida são os mais sofridos, por que vc ainda não está liberando endorfina, mas depois desse período mais difícil, vc entra no ritmo e não consegue mais parar. Mas é muito importante nao andar e nem parar durante esses primeiros 20 minutos da corrida. Se me deixarem eu posso ficar umas 2hs na esteira na minha velocidade media...



Muita gente, principalmente as mulheres, reclama que não consegue correr, que fica morta, só consegue ficar na esteira 5 min, bla bla bla. Desculpe o palavrão, mas vamos deixar de merdinha????? Se vc realmente quer fazer algo, vc arruma uma maneira, e se vc não quer, vc arruma uma desculpa. Qualquer pessoa saudável, nova ou velha, adolescente ou adulto, consegue correr. É só uma questão de habito. Vcs acham que eu por acaso conseguia correr 8k quando comecei? Óbvio que não! Ninguém consegue! E ninguém consegue correr direto por longos períodos quando começa. Por isso mesmo que vc precisa é mesmo de disciplina e preserverança. 
Vc precisa de foco.
Foco nos seus objetivos.

No começo só vai conseguir no máximo 2 minutos, e depois vai ter que andar. Corra durante períodos curtos, sempre na esteira no começo, pq é mais fácil, e com o tempo vc vai começar a só correr. Com o tempo vc vai conseguir correr mais rápido e por distancias maiores. O importante é ter paciência.

Se vc tem algum problema no joelho, como eu, CUIDE DO SEU JOELHO enquanto vc tem um integro e não precisa operar. Eu machuquei o meu feio esquiando e depois ele nunca mais foi o mesmo. E eu corro direto, ou seja, por que vc tb não pode? Qual é a sua desculpa?


Eu comecei a fazer musculação e alongamento direto e meu joelho melhorou muito. Maioria das vezes nem sinto dor, mas pq eu cuido do meu. Já sei que se eu começar a correr direto, quase todo dia, eu vou sofrer. Ou seja, corro de 3 a 5 vezes por semana e sempre descanso em intervalos. A musculação é MUITO IMPORTANTE para fortalecer o joelho, mesmo que vc não tenha problema algum.

Eu recomendo as iniciantes que comecem correndo na esteira, sozinhas, para treinar. Quando vcs já estiverem correndo direto durante 40 minutos, mais ou menos, vcs já estão preparadas para aula de running. Isso deve demorar, mais ou menos, umas 3 semanas, se vcs forem BEM disciplinadas e treinarem mesmo.

Na aula de running, uma aula que é extremamente pesada e ainda há aquele clima de competição no ar (para mim é importante para dar mais gás, eu gosto) pegue leve no começo. O professor vai mandar vc aumentar bastante a velocidade nos intervalos. Não aumente tudo que ele mandar. Comece com poucos aumentos e aos poucos vc vai aumentando mais e atinge o objetivo da aula.

Quando vc chegar nesse estagio, já estará pronta para corridas curtas profissionais, como a Adidas, que tem 4 vezes por ano (5 e 10km) e a Venus, que é só para mulheres. 

Quando vc melhorar na esteira, pode partir para o asfalto. Vc imediatamente sentirá o impacto e uma dificuldade maior, mas sua queima de calorias também será melhor. Fora que não há nada como correr ao ar livre.


Agora importante: eu sugiro que nunca corram durante o dia. Só se for umas 6hs da manha. Isso por que o sol acaba com a pele de nos mulheres. Tem pessoas que eu conheço, que costumam correr de dia, que são mais novas que eu mas parecem ser 10 anos mais velhas. O sol, ainda mais se vc abusar dele TODO dia, acaba com a sua pele. Fora que começa a parecer que seu rosto está derretendo.

Minha sugestão é sempre correr a noite na praia e na Lagoa. E se vc puder, na companhia de alguém, pq pelo menos na Lagoa é perigoso. Nunca corra de dia. Não há protetor solar forte o suficiente e nem boné que te salve de todos os efeitos do sol na sua pele. Fica um horror e nem maquiagem resolve.

Outra dica é sempre usar um top muito apertado e muito firme. Não inventa de correr de bikini ou daqueles tops fininhos que vc usa como sutia por favor. Se vc fizer isso habitualmente, te prometo que seu peito estará encostando no seu joelho em pouquíssimo tempo.

O que é muito bom mas eu geralmente esqueço também é fazer a aula de running tomando gatorade ao invés de agua. Ele repõe muito mais a sua sede e energia do que agua. É ÓTIMO!



Por ultimo, outra coisa importante é a sua corrida, o seu treino, ter sempre começo meio e fim. Vc não pode subir na esteira e correr em uma velocidade absurda de imediato. Vc precisa sempre aquecer antes. Pode ser andando ou correndo em um ritmo bem leve. Aqueça por no mínimo 3 minuto e no máximo uns 8 minutos. No final do treino, vc também precisa diminuir a velocidade e descansar aos poucos, durante o mesmo tempo. E depois de tudo sempre alongar...

Enfim, espero ter empolgado algumas para correr. É tão bom e viciante! Depois de dar uma volta na Lagoa vc vai embora com uma sensação de dever cumprido e de felicidade, indescritível!

Aos poucos prometo que vcs também não vão conseguir viver sem a sua aula de running e vão adquirir esse vicio otimo para a saúde de vcs :)

XX,
Nanda

6 comentários:

  1. Queria TANTO ter esse tempo/dedicação com corrida... É fato que quando você se exercita você acaba comendo melhor, dormindo melhor, sendo bem mais feliz. Sou muito à favor!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei o post!!! E o que vc acha da aula de spinning? Não seca tanto quanto corrida quando bem feita?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. hannah, todo mundo tem tempo! tem que se programar! Anonimo, eu gosto de spinning sim mas acho que engrossa mt a perna. Vou inclusive fazer uma aula amanha mas evito. Prefiro corrida que seca mais e eu pessoalmente nao gosto de perna grossa... bjs!

    ResponderExcluir
  4. nooossa , eu to super animada com a minha caminhada diária , como eu tenho problema no joelho eu vou ter que começar a correr aos poucos como vc mesma disse !! hoje eu caminhei amanhã eu vou correr , vou ficar disciplinada , muuuuito boa as dicas nanda , e quando a gente quer a gente arruma tempo , to vendo isso ! beijoos

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei o post, adoro correr, fazer spinning, musculação, acho que dá outra energia pra fazer as coisas do dia a dia, melhora o sono, o humor, a alimentação, tudo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. infelizmente nao sobra tempo pra eu malhar...mas prometo que vou deixar algumas coisas de lado e me cuidar mais!!!! vc é incrivel sabia? caramba...estou lendo todos os posts do seu blog e vc dá dicas incríveis!!! amo esse blog, já viciei! hahahahahahah

    xx

    ResponderExcluir