domingo, 21 de agosto de 2011

Carioca do Dia: Karen Sussman

Para as meninas que estão gostando tanto do quadro "Hunt Hunt de Dieta", a entrevista desta semana não poderia ser diferente: tinha que ser sobre dieta hahahah!
Passei um jantar inteiro conversando com a linda nutricionista Karen Sussman. Ela se formou em nutrição e me deu ótimas dicas para emagrecer, que eu não poderia deixar de compartilhar com vcs, claro.

Para as que tão firmes na dieta, leiam tudo atenciosamente!



Profissão/ CRN:
 Nutricionista ;  CRN 11100899

Aonde você atende pacientes Karen? 

No momento estou sem o espaço físico do consultório, porem atendo em locais de comum acordo onde possa examinar, avaliar (peso, altura e avaliação da composição corporal) e elaborar o plano alimentar da paciente. 

Qual a "linha" de dieta que você segue? Não costumo dizer que o paciente busca o Nutricionista para fazer uma “dieta” e sim, uma reeducação alimentar. Sendo assim, o Nutricionista deve ter um tratamento individualizado com cada paciente. É necessário elaborar um plano alimentar de acordo com a rotina, hábitos e necessidades do paciente; nunca proibindo, mas sim fazendo uma reeducação.

Qual a loja que você recomenda para comprar produtos dietéticos, fora o Mundo Verde? Empório Saúde, Fontes, Espaço Nutriente (loja dentro da Clínica “Espaço Nutriente” em Copacabana).

Qual é a principal dica que você dá as nossas leitoras para emagrecer? Inicialmente, é necessário ter força de vontade e saber qual é seu objetivo. Não tenha pressa. Se está acima do peso, pergunte-se há quanto tempo carrega esse excesso. Então, para que eliminar peso do dia para a noite? É necessário estar ciente que você não está em restrição alimentar mas sim, uma reeducação. Tudo é questão de hábito. A prática de atividade física, dentro da realidade do paciente, é importantíssima, pois, além de estimular o gasto calórico, libera substâncias cientificamente provadas que nos dão sensação de prazer. 
Quando dizem “estou de dieta”, quem é que não acha que vai cair de pára-quedas em um campo de concentração, onde irá tocar a sirene da alimentação sem gosto? Esqueça tudo isso! Alimentação sem sabor e altamente restrita significa caminho oposto do emagrecimento saudável.

Você tem uma receita especial que recomenda? Para o desjejum, costumo indicar 3 vezes por semana a ingestão de um suco funcional. Este é uma excelente fonte de vitaminas, minerais, fibras, nutrientes, que fortalecem a imunidade, são desintoxicantes
, e oferecem aporte energético.  


Como fazer:

  • Medida: 1 xícara de chá de fruta (escolher 2 frutas entre melão, abacaxi, mamão, morango, laranja com bagaço, maça)

  • Como fazer os cubos de gelo:
  • 1 – Bater no liquidificador couve + hortelã + salsinha COM água;
  • 2 – Colocar em forma de gelo;
  • 3 – Colocar no congelador.

  • Como fazer o suco:
  • Bater 1 cubinho de gelo + 1 xícara de chá de fruta 1 copo 250ml d´água no lidiquificador.

O que é absolutamente proibido para quem está querendo emagrecer?
- Dietas “milagrosas”:  Aceite que ao fazer uma reeducação alimentar, não existe milagre. O necessário é criar novos hábitos e resumidamente, obter uma ingestão menor do que seu gasto calórico diário. Sendo que essa ingestão, deve abranger TODOS os grupos de micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes (proteína, carboidrato e gorduras). Quando se faz essas dietas de restrição, o organismo fica carente de certos nutrientes e “pede” pelo que est
á faltando; até que o paciente se rende e na maioria das vezes acaba por ganhar mais peso do que perdeu.
- Ficar horas sem se alimentar: é necessário aumentar o fracionamento e diminuir o volume das refeições. O indicado são de 5 a 6 refeições por dia (desjejum, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia). Uma vez que comemos de 3 / 3 horas, ajuda para que na próxima refeição você não esteja com tanta fome, além de permitir que o organismo esteja sempre em funcionamento para digerir aquela refeição e acaba por acelerar seu metabolismo.

Quais são boas alternativas para quando dá aquela vontade incontrolável de comer doces? Existem receitas que podem ser feitas a base de frutas e que saciam a vontade do doce (ex: maça / pêra / abacaxi no forno com canela e passas); preferir o chocolate amargo (até 30,0g por dia); 1 bola de sorvete de frutas ou iogurte “Itália”; gelatina com pedaços de fruta ou at
é com iogurte natural. 

Refrigerante diet, você libera? Não costumo indicar. Primeiramente, quem consome refrigerante diet, tem risco maior de desenvolver problemas cardiovasculares do que aqueles que não ingerem a bebida. O sódio presente nessas bebidas é que favorece a doença. O consumo elevado de sal, além de causar hipertensão, pode aumentar o risco das doenças cardiovasculares. Estudos em animais sugerem que consumir bebidas dietéticas (sem ingestão de comida junto) pode confundir ou atrapalhar a capacidade do corpo de determinar o conteúdo calórico. Como resultado, os receptores de açúcar aumentam a nossa fome e isso pode contribuir para o ganho de peso.

Quais são suas dicas de alimentos que dão um animo para fazer ginástica?
Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. Se o corpo não tem reserva em carboidratos, ele terá que obter nas proteínas a energia de que necessita para treinar. Além disso, os carboidratos têm um papel importante na liberação de insulina, que é um hormônio anabólico (construção), atuando inclusive na construção das proteínas. Porém, é importante lembrar que os carboidratos devem ser ingeridos nas quantidades adequadas, pois em excesso eles provocam acúmulo de gordura.
Na refeição pré-treino é importante ingerir carboidratos de digestão lenta (baixo índice glicêmico) pois a conversão destes carboidratos em glicose demora mais tempo, o nível de açúcar no seu sangue se manterá constante durante todo o treino e você terá energia para treinar por mais tempo e mais intensidade. Além disso, as recomendações sugerem líquidos para manter a hidratação, dar preferência para alimentos de baixo teor de gordura e fibra, para facilitar o esvaziamento gástrico e minimizar distúrbios gastro intestinais.

Quantos kgs você acha saudável uma paciente perder por semana?
Não existe um valor fixo que seja este o saudável para a população como um todo. Como escrito anteriormente, é necessário um tratamento individualizado com cada paciente; levando em conta seu histórico familiar, histórico de doenças e complicações anteriores, hábitos etc.
Mas, de modo geral: há cerca de 3.500 calorias em meio quilo de gordura. Ou seja, para cada 3.500 calorias extras que você consome e seu corpo não queimar, você ganha meio quilo de gordura e vice-versa.
Sendo assim, se você consumir menos 500 calorias por dia, vai acabar criando um déficit de 3.500 calorias ao final da semana (500 calorias por dia x 7 dias na semana = 3500 déficit calórico total). Assim, isso irá resultar em meio quilo de gordura a ser perdido por semana. E, uma vez que o ritmo de perda de peso ideal é de 0,5 a 1 kg por semana, esse déficit de 500 calorias por dia colocá-lo dentro do ritmo recomendado. Adicione alguns exercícios, e irá lhe trazer mais perto da extremidade de 1 kilo a 1,5kg perdidos por semana.
Mas, atenção! Você nunca deve reduzir calorias demais. Fazer pequenas e progressivas adaptações para o seu consumo calórico é a forma mais segura de emagrecer e da forma como deve ser sempre feito.

Qual o ideal de massa magra que devemos ter?
Novamente, é necessário um tratamento individualizado com cada paciente. O valor de massa magra depende principalmente da faixa etária, sexo e se o individuo é ou não praticamente de atividade física / atleta. O peso do paciente encontrado na balança, é composto por peso de gordura (massa gorda) e peso de músculos / ossos / órgãos (massa magra). Para se chegar a esses valores em kilos, e conseqüentemente o porcentual de gordura, faz-se necessário realizar o exame Avaliação da Composição Corporal (simples e rápido, realizado com “adipiômetro”). Assim, o trabalho com aquele paciente será focado nos valores da sua composição corporal e perimetria, e não apenas no peso da balança. Pois caso ele precise perder gordura, pode aumentar o peso da balança mas com ganho de massa magra (ideal).

E de porcentual de gordura?
Novamente, é necessário um tratamento individualizado com cada paciente. O valor de porcentual gordura depende principalmente da faixa etária, sexo e se o individuo é ou não praticamente de atividade física / atleta. Não existe o percentual ideal como um valor padrão para toda população, mas sim um valor para o objetivo de cada paciente. Diferentes referencias, autores e organizações já estabeleceram tabelas com valores de porcentual gordura idéias com relação sexo, idade e pratica de atividade física. Interessados, por favor me enviem email (karensuss@gmail.com) que eu encaminho todas as tabelas.

Quais são os exercícios que tem o maior gasto calórico e que você acha que mais  ajudam para quem está tentando emagrecer? Toda atividade física gasta mais calorias do que os níveis gastos em repouso. A quantidade de calorias depende da modalidade escolhida. Para entender melhor como quantificar o gasto calórico dos exercícios, vamos conhecer quais são os fatores que tem influência direta: Idade, Sexo, Nível de Condicionamento Físico (sedentário, moderadamente ativo ou intensamente ativo), Peso Corporal, Tempo em cada sessão de exercício, Intensidade na realização do exercício e Temperatura ambiente. Mais importante do que determinar qual atividade gasta mais calorias, é escolher a atividade de sua preferência de determinar também quantas vezes irá praticar na semana. A rotina de algo que você sente prazer será mais fácil para realizar várias vezes na semana e, possivelmente, poderá tornar-se um hábito de vida saudável. De modo geral, o mínimo para prática de qualquer atividade que possa lhe trazer todos os benefícios à saúde inerentes à atividade física, são 3 a 5 vezes na semana com um mínimo de 30 minutos em cada sessão.
Das atividades mais praticadas hoje em dia, pode-se dizer que a corrida tem um gasto calórico excelente por exercitar o corpo como um todo. Além disso, é importante não deixar de lado o trabalho de musculação. Não só para evitar lesões, como também pelo fato de que a taxa metabólica basal do peso de massa magra, é maior do que do peso de gordura.

Você recomenda algum suplemento par aumentar a massa magra e diminuir o percentual de gordura? Uma boa alimentação, qualidade de sono e estilo de vida são essenciais para o bom desempenho. Inicialmente, não costumo trabalhar com suplementos e sim, uma boa reeducação alimentar aliada a prática de atividade física. Porém, sabemos que nos dias de hoje, os pacientes querem “mais”. Mesmo eu não recomendando para o inicio de um acompanhamento nutricional, abaixo vou listar como eles são classificados.
Para potencializar a perda de gordura, existem algumas categorias de suplementos:
- Estimulantes: drogas que aumentam a atividade do Sistema nervoso simpático (SNS). Suplementos que incluem cafeína e efedrina.
- Termogênicos: aumentam a temperatura corporal e consequentemente o metabolismo. Estes suplementos aumentam a queima de gordura e diminuem o apetite.
- Supressores de Apetite: encontram formas de enganar o corpo e diminuir a fome. Estes suplementos irão forçar você a comer menos e queimar mais gordura como fonte de energia.
- Manipulação de Hormônios: alguns suplementos prometem regular naturalmente a produção de testosterona e os hormônios estrogenos. Isto é importante porque altos níveis de estrogeno podem aumentar o acúmulo de gordura, enquanto o aumento de testosterona faz o oposto, além de queimar gordura, promove o ganho de massa muscular.
Para o ganho de massa muscular, os suplementos já são mais utilizados; principalmente pelos indivíduos do sexo masculino praticantes de atividade de musculação. O mais conhecido e recomendado, é o Whey Protein.




Sua fórmula traz todos os aminoácidos essenciais (aqueles não produzidos pelo nosso organismo e que precisam ser adquiridos por meio de alimentos), entre eles os BCAAs, conhecidos pela eficiência no efeito anabólico (ganho de massa muscular). A Whey Protein é absorvida pelo organismo de forma extremamente rápida, levando aos músculos as proteínas necessárias após o desgaste causado pelos exercícios físicos. Para atletas, os BCAA´s representam uma fonte de melhoria da performance física e do crescimento muscular.
Esses AA´s possuem qualidade anabólicas (construir) e geram subprodutos metabólicos que aumentam a produção de energia para eventos de longa duração e intensidade máxima. Além do Whey Protein, a creatina também é usada como suplemento para ganho de massa muscular. A Creatina é um energético, voluminizador e recuperador muscular que fará que os treinos sejam mais intensos e tenha um período de recuperação menor. É um suplemento com o qual terá uma maior vasodilatação, que fará com que treine com mais intensidade e terá uma recuperação mais rápida.

E para combater as celulites? Devemos evitar algum tipo de alimento ou consumir mais algum tipo de alimento? Aproximadamente 90% de todas as mulheres tem celulite, principalmente nas coxas e no bumbum. A celulite em si, não deixa de ser um tipo de inflamação. Vários fatores influenciam a quantidade de celulite de cada pessoa: Predisposição genética, falta de exercícios apropriados e uma dieta rica em gorduras são alguns desses fatores. Muitas vezes esses fatores se combinam e acabam tornando comum a aparição das celulites. Não existem fórmulas mágicas para se combater a celulite. A combinação de uma dieta com pouca gordura e a prática de exercícios físicos são importantes hábitos a serem adotados para auxiliar na redução da celulite. A prática de exercícios aeróbicos é uma importante arma para combater a celulite. Porém, para resultados mais visíveis, é importante fazer musculação também para tonificar a musculatura que, mais firme, faz o tecido ficar com a superfície mais uniforme. Quanto a alimentação, são os hábitos saudáveis que já conhecemos; como: evitar as frituras, alimentos gordurosos, alimentos que contenham açúcar refinado, refrigerantes e bebida alcoólica. O ideal é ingerir bastante fibras, que ajudam na absorção de gordura, beber muita água ao longo do dia e evitar o excesso de sal que faz o organismo reter líquidos, acarretando em um visual "inchado".
Para o alívio da mulherada, a indústria da beleza está cada vez mais preparada para vencer a celulite. Além de cremes com ativos que melhoram a circulação, e da drenagem linfática que elimina os líquidos, aparelhos de última geração prometem melhorar muito o problema. Mas, mesmo com as novidades, especialistas advertem que a prática de exercícios físicos e os cuidados com a alimentação são essenciais no combate ao inimigo feminino.


Quantas calorias uma pessoa deve consumir por dia para emagrecer?
O seu valor energético diário (VET) depende das atividades que você desempenha e da sua taxa metabólica basal, ou seja: VET = TMB X Fator atividade.
A Taxa metabólica basal (TMB) é a quantidade de calorias necessárias para manter seu organismo funcionando, considerando que você passa o dia em repouso.
Para calcular sua TMB, faça a seguinte conta:

-       Se você é mulher, sua TMB = 247 – (2.67 x idade) + (401.5 x altura) + (8.6 x peso)
-       Se você é homem, sua TMB = 293 – (3.8 x idade) + (456.4 x altura) + (10.12 x peso)


Nesta equação, a idade é em anos, a altura em metros e o peso em quilos. Então, uma mulher de 30 anos, com 50 kg e 1.60m tem uma TMB = 247 – (80.1) + (642.40) + (430) = 1239.30 kcal.

Sendo o fator atividade:

Atividade
Leve
Moderada
Intensa
Homens
1,55
      1,78
2,10
Mulheres
1,56
      1,64
1,82

Assim, após realizar o calculo (VET = TMB x FA), chega-se ao valor de calorias que o individuo pode ingerir diariamente contanto com sua atividade física. Para reduzir de peso, se faz necessário uma ingesta menor junto de uma pratica de ativididade física maior. Para perder 1 quilo, é necessário gastar ou deixar de consumir 7000 kcal.


Muito obrigada Karen!!!
Agora vamos colocar tudo em prática meninas!


Para falarem com a Karen enviem um email para:
karensuss@gmail.com

XX,
Nanda

11 comentários:

  1. Adorei as dicas sobre alimentação, suplementação e principalmente como evitar celulites, afinal que mulher não as possui?

    ResponderExcluir
  2. Nanda, ficou otimo!!! Adorei!
    Parabens pelo blog novamente, vou super divulgar ainda mais agora!! =)
    beijosss

    ResponderExcluir
  3. Karen Sussmann Sensacional!!!

    ResponderExcluir
  4. amei as dicas para evitar celulite, eu tenho poucas o meu problema maior são as estrias!!! muito boa a entrevista!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post, as dicas são incriveis.

    ResponderExcluir
  6. A entrevista está devidamente impressa e colada na minha geladeira! HAHAHAHA
    Super detalhadas as respsotas dela. Muito bom mesmo. Sem contar que eu AMEI esse ginger hair :( HAHAHA
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. A nutricionista foi perfeita dando uma aula completa com as informações mais necessárias para conhecimento de quem pretende saber como cuidar da sua alimentação. Portanto , minha gente, muita atenção e vontade!

    ResponderExcluir
  8. Há dias recebi a recomendaçao para ler esta entrevista com a nutricionista Karen, mas por ser longa optei por aguardar um momento mais conveniente, quando tivesse certeza que teria condiçoes de dedicar a atençao necessaria, que a leitura merecia. Nao poderia ter feito escolha melhor. Nanda, parabens pela entrevista. As respostas sao uma verdadeira aula de informaçao, tamanha a quantidade de detalhes, mas sobretudo a forma didatica e simplificada com que a Dra nos tramsmite sua logica saudavel. Na verdade, muitas coisas, o nosso bom senso ja sabe, mas desta forma sempre é bom ler e lembrar 1000 vezes! Ja to nessa! Animo para todos e rumo a um organismo mais saudavel e se resultar em perda de peso, entao? Melhor ainda!!!

    ResponderExcluir
  9. adorei a entrevista!!! as dicas já estão anotadas!

    xx

    ResponderExcluir