quinta-feira, 28 de abril de 2011

SEQUESTRO, o documentário.

Sempre fui fã do Festival do Rio mas nunca tive a oportunidade de ver todos os filmes que gostaria por que as datas das exibiçoes, para minha frustração, SEMPRE caiam em Setembro, coincidindo com a minha época de provas de Direito na Puc.

Mas de todos os filmes (a maioria excelentes) que tive a chance de ver no Festival, com certeza o que mais me marcou foi o documentário "Sequestro", exibido no Festival do Rio de 2009.



Me lembro perfeitamente do inicio do filme: umas imagens com os nomes de brasileiros que já foram sequestrados rodando. Lembrava de maioria dos casos...

Faça o que vc puder para alugar, baixar, ver na internet, o que precisar fazer pra ver este documentário por que vale muito a pena.

Cenas do filme:



Do diretor Wolney Atalla, ex usineiro que largou tudo para estudar cinema em NY (responsável também pelo premiado "A Vida em Cana"), o documentário acompanha sequestros reais e seus desdobramentos, além de expor a dor e os traumas de empresários que já foram sequestrados no passado.



O filme mostra o trabalho (PERFEITO) do DAS - Divisão Anti Sequestro de São Paulo, e já ganhou diversos premios, mas depois que Atalla teve que sofrer 3 ANOS com a burocracia brasileira para o governo liberar os papéis necessários para que ele fosse autorizado a exibir o filme.

Mostra também (alias esse é um dos highlights de "Sequestro") o depoimento de Wellington Camargo (foto abaixo), irmão do Zezé, que não sei se vcs se lembram mas é paraplégico e teve a orelha cortada pelos seus sequestradores no final dos anos 90. Uma coisa horrível. Lembram que o Ratinho resolveu fazer uma espécie de Disque-Doação para arrecadar os 3 milhões de dólares exigidos pelos sequestradores? Só que a família já havia chegado a um acordo com os sequestradores para pagar 300 mil dólares no dia anterior, este que foi por agua abaixo quando os sequestradores viram o programa do Ratinho e acabaram decidindo arrecadar 900% a mais e ficar com o Wellington mais tempo...
Desesperador.




O diretor também conseguiu a autorização para acompanhar de perto e FILMAR uma das famílias de um empresário que ficou preso em um cativeiro durante 18 dias. As cenas do desenrolar deste sequestro são desesperadoras.

Eu não costumo chorar em filmes, mas nesse filme eu não conseguia parar de chorar. Por que vc simplesmente não sabe o que vai acontecer, se tudo vai ficar bem, e vc sente um verdadeiro desespero em saber que aquilo tudo é verdade e realmente aconteceu com aquelas pessoas.


O próprio Atalla ficou traumatizado depois de concluir as filmagens do filme e relata que passou a tomar remédios para dormir e que se envolveu muito com as famílias.

O filme levou os premios de melhor diretor e documentário no Festival de Cinema de Beverly Hills. Quase concorreu ao Oscar.

Vale a pena conferir. Se vc conseguir encontrar ou alugar...

XX,
nanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário